Urbanismo

Escola Alexandre Herculano distinguida com o prémio de reabilitação urbana

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A profunda obra de reabilitação e modernização da Escola Secundária Alexandre Herculano foi reconhecida com a atribuição do Prémio SIL do Imobiliário 2024. A empreitada foi inaugurada em setembro de 2023 e contou com um investimento superior a 11,5 milhões de euros. No mesmo certame, que decorreu entre 2 e 5 de maio, a Câmara do Porto, através da empresa municipal Porto Vivo, SRU, promoveu, junto de potenciais investidores, o seu programa de renda acessível.

Localizado na freguesia do Bonfim, o edifício da Escola Secundária Alexandre Herculano é das obras mais importantes do arquiteto José Marques da Silva na cidade do Porto e foi inaugurado em 1934. Representa uma fase totalmente inovadora, no âmbito dos estabelecimentos de ensino na época. Mantém, ainda, essa qualidade, sobressaindo, mesmo, relativamente às obras congéneres realizadas. O icónico edifício teve o seu desenho original restituído durante as obras. Para isso, neste processo foram demolidos anexos sem valor arquitetónico agregados à escola ao longo dos anos.

"Os espaços da Biblioteca, anteriormente secundarizados, passam agora a ocupar um corpo central, com grande relevância, abrindo-se para a fachada principal. Necessário foi, também, criar uma nova cantina com a devida dimensão e recuperar o anfiteatro principal, que se encontrava profundamente adulterado. A introdução de quatro ascensores procurou dar satisfação plena às necessidades de caráter funcional, sem que os mesmos tivessem uma presença demasiado intrusiva. Reabriram-se os vãos das galerias que limitam o pátio central, entretanto inexplicavelmente encerrados. O trabalho incluiu, obviamente, o restauro e reposição da pormenorização e infraestruturas afetadas pelo uso ou por gestão imprópria", descrevem os autores do projeto de reabilitação da Escola Secundária Alexandre Herculano, os arquitetos Alexandre Alves Costa e Sérgio Fernandez.

DR_sil_2024_04.jpg

Assim, a empreitada atuou desde a reabilitação de pavimentos, tetos e paredes até à requalificação de espaços interiores, auditórios, renovação de caixilharias e coberturas e recuperação de elementos estruturais. O edifício ganhou novas valências, sobretudo em termos de mobilidade, com a colocação de elevadores, plataforma elevatória e rampa exterior.

A empreitada contou com o financiamento comunitário, através do Programa Operacional Regional NORTE 2020.

O Prémio SIL 2024 foi concedido na categoria "Reabilitação Urbana – Comércio, Serviços e Escritórios". A distinção foi entregue ao vereador do Urbanismo e Espaço Público, Pedro Baganha, que também é presidente da GO Porto, empresa de gestão de obras do município e que foi responsável pelo empreendimento na Escola Secundária Alexandre Herculano.

Habitação Acessível em destaque

Entretanto, durante o Salão Imobiliário de Lisboa, a autarquia do Porto, através da empresa municipal Porto Vivo, SRU, promoveu, junto de potenciais investidores, o seu programa de renda acessível. O projeto Porto com Sentido foi desenhado com o propósito de captar habitações no mercado privado para posterior subarrendamento a valores acessíveis, ou seja, pelo menos 20% abaixo do valor do mercado.

Num evento marcado pela partilha de experiências entre vários intervenientes no mercado da habitação e/ou reabilitação, a comitiva da Porto Vivo, SRU, liderada pelo vereador da Habitação e presidente do conselho de administração da empresa, Pedro Baganha, explicou a estratégia do município para dar resposta aos anseios dos cidadãos, em matéria de habitação.

"Sem preconceitos ideológicos, sem receitas milagrosas, todos os meios são válidos para gerar soluções que vão de encontro às necessidades dos cidadãos. Elegemos como prioridade estratégica a criação e robustecimento do mercado de arrendamento acessível", afirmou Pedro Baganha, acrescentando: "é, precisamente, isso que estamos a fazer, seja através de sinergias com privados ou da construção, muito alavancada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Esta aposta permitiu-nos, aliás, colocar, até ao momento, 300 habitações no mercado de rendas acessíveis".

Ainda no âmbito da programação do Salão Imobiliário de Lisboa, mais concretamente dentro da programação da CNN Portugal Summit, Rui Moreira e Isaltino Morais, presidentes das autarquias de Porto e Oeiras, respetivamente, explicaram os modelos de intervenção e os desafios que os municípios enfrentam em matéria de habitação, numa conversa moderada pelo jornalista Anselmo Crespo.