Sociedade

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios traz visita guiada ao património da água

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_dia_internacional_dos_monumentos_e_sitios.jpg

DR

É já esta quinta-feira, dia 18, que se comemora o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Para assinalar a data, a Águas e Energia do Porto convida a uma visita guiada às suas instalações, agendada para o próximo sábado, dia 20, às 11 horas.

A visita insere-se na programação do evento promovido pelo Património Cultural I.P., que acontece, este ano, sobre o tema "Catástrofes e conflitos à luz da Carta de Veneza". O objetivo é dar conhecer o património existente e sensibilizar os diversos públicos para a importância da preservação, salvaguarda e valorização do património cultural.

Testemunho vivo de tradições e histórias da cidade do Porto ligadas à água, a sede da Águas e Energia do Porto é um espaço museológico ao ar livre, que preserva um conjunto de edificado com valor patrimonial e que foi sendo conservado neste polo da Empresa Municipal, situado na Rua do Barão de Nova Sintra.

Quem se inscrever na iniciativa fica a conhecer fontes de vários espaços da Invicta, ruas, praças e outro edificado que já não existem, como o Mercado do Anjo e o Convento de São Bento de Avé Maria, que deu lugar à atual Estação de São Bento. Mas podem também ser descobertos espaços de muita história e ciência, como é exemplo o Laboratório, a Central de Nova Sintra, a Casa Nobre da antiga Quinta das Oliveiras, entre outros, onde ainda hoje muito se faz pelo sistema de abastecimento de água da cidade.

As inscrições devem ser submetidas através do endereço de correio eletrónico parquedasaguas@aguasdoporto.pt até ao dia 19 de abril.

No Porto, também a Igreja Matriz de Paranhos, a Universidade do Porto, o Hospital de Santo António, a Irmandade dos Clérigos, o Mosteiro de São Bento da Vitória, a Igreja da Lapa, a Casa das Artes, o Museu do Futebol Clube do Porto e a Ordem dos Arquitetos propõem visitas e atividades neste Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.