Economia

(D) de Eficiência dinamiza experiências de integração no mercado de trabalho

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

No âmbito do projeto (D) de Eficiência decorreu, na passada sexta-feira, na Exponor, em Matosinhos, a iniciativa "Mergulha na diversidade e inclusão". Um dia totalmente dedicado à capacitação para a diversidade e emprego.

Organizações da cidade que atuam na empregabilidade inclusiva e pessoas com deficiência e incapacidade tiveram a oportunidade de viver uma experiência imersiva de diversidade, equidade e inclusão. A sessão de abertura teve a presença do vereador do Emprego e Empregabilidade, Ricardo Valente.

Em 2024, o projeto (D) de Eficiência assume uma nova estratégia para a valorização e promoção das competências de empregabilidade das pessoas com deficiência e/ou incapacidade, estimulando a criação de condições mais favoráveis à sua integração no mercado de trabalho.

Através de uma metodologia on the job imersiva, "Mergulha na diversidade e inclusão" potenciou uma maior aproximação entre empresas, profissionais com deficiência e/ou incapacidade e organizações do concelho que dão apoio ao emprego inclusivo.

Duo Days

Entretanto, dias 17, 18 e 19, vai decorrer, neste âmbito, uma outra iniciativa: Duo Days. Aí, as empresas da cidade terão a possibilidade de acolher, em contexto de trabalho, e ao longo de três dias, uma pessoa com deficiência e/ou incapacidade, previamente selecionada para participar.

Organizado pela Câmara do Porto, o (D) de Eficiência é uma colaboração com a Associação Empresarial de Portugal, a Associação do Porto de Paralisia Cerebral, a Associação Salvador, o Instituto do Emprego e Formação Profissional, o Politécnico do Porto e a Universidade do Porto.