Ambiente

Cuidado da cidade com a floresta urbana entre os melhores do mundo

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_arvores_qualidade_ar_01.jpg

Filipa Brito

Eram apenas 199 as cidades em todo o mundo reconhecidas pela Arbor Day Foundation e pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura no que a uma manutenção de excelência da floresta urbana diz respeito. Mas agora são duas centenas. Fruto de um trabalho de expansão e adoção das melhores práticas, o Porto já integra a rede internacional Tree Cities of the World.

Para fazer parte deste grupo, a cidade demonstrou o seu compromisso ao cumprir os cinco padrões do programa: a responsabilidade pelo cuidado das árvores, o estabelecimento de regras para reger a gestão de florestas e árvores, a manutenção de um inventário atualizado ou avaliação dos recursos arbóreos locais, a alocação de recursos para um plano de gestão de árvores e a sensibilização e envolvimento dos residentes.

Para o vice-presidente da Câmara do Porto, "a cidade tem trabalhado ativamente para expandir as áreas verdes disponíveis em todo o território, assim como para aumentar o número de espécies".

"Este esforço", sublinha Filipe Araújo, "não está apenas focado no resultado numérico, mas prioriza, também, parâmetros de qualidade, abrangendo a utilização das melhores práticas ao longo das várias intervenções, da plantação à poda, assegurando a conservação e a preservação deste património inestimável".

Este reconhecimento valida o trabalho dedicado assumido pelo Município do Porto ao longo dos últimos anos”

Para o também responsável pelo Ambiente e Transição Climática, "este reconhecimento valida o trabalho dedicado assumido pelo Município do Porto ao longo dos últimos anos".

Recorde-se que, só este ano, foram plantadas mais de 2.500 novas árvores, fazendo da floresta urbana do Porto um património constituído, já, por cerca de 67 mil espécies.

O diretor da Arbor Day Foundation, Dan Lambe, acrescenta que "ser reconhecida no Tree Cities of the World significa que a cidade está comprometida em ir além para definir as árvores como infraestrutura verde crítica para seus cidadãos".

O grande objetivo do programa é promover a criação de mais espaços verdes em áreas urbanas, reconhecendo as cidades que o fazem bem. Além disso, oferece uma rede de líderes municipais com ideias semelhantes em silvicultura urbana para celebrar e compartilhar as melhores práticas para cultivar áreas verdes na comunidade.

A Arbor Day Foundation é a maior organização sem fins lucrativos do mundo dedicada à plantação de árvores e trabalha com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, desde 2019, num esforço global para reconhecer cidades e vilas comprometidas em garantir que as suas florestas e árvores urbanas sejam devidamente mantidas e geridas de forma sustentável.