Sociedade

Conselho Local de Ação Social do Porto já conta com mais de 300 membros

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_clasp_dez_01.JPG

DR

O Conselho Local de Ação Social do Porto (CLASP) aprovou, em sessão plenária ordinária, realizada na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, o pedido de adesão de oito instituições, que têm a sua intervenção social na cidade e que pretendem potenciar o seu trabalho em rede. O Conselho Local, presidido pelo vereador da Coesão Social, Fernando Paulo, passa a contar com mais de 300 membros.

Durante a reunião foi efetuado o balanço da implementação do Modelo Integrado de Acompanhamento e Gestão de Casos e apresentadas, pelo consultor António Batista, as principais conclusões/diagnósticos das problemáticas sociais da cidade que justificam o trabalho articulado e em rede.

Foi ainda apresentado o serviço Táxi Saúde 65+, uma iniciativa do Município, que proporciona a deslocação em táxi às pessoas com mais de 65 anos, a um preço acessível, aos hospitais, centros de saúde e centros de vacinação.

Aos conselheiros foi, igualmente, apresentada a candidatura aprovada do Município do Porto, em parceria com o Município de Gondomar, à Componente 3 – Resposta Sociais do Plano de Recuperação e Resiliência, Comunidades Desfavorecidas, num valor superior a 24,6 milhões de euros.

Houve ainda a oportunidade de conhecer o trabalho dos Contrato Locais de Desenvolvimento Social, desenvolvidos nos territórios de Ramalde, Bonfim e Campanhã, promovidas pelo Asas de Ramalde e pela APPC-Associação do Porto de Paralisia Cerebral, respetivamente, e debater os resultados apresentados. Por fim foram apresentadas as comissões sociais e freguesia de Ramalde e Campanhã, esta última recentemente criada, passando a Rede Social a contar com quatro comissões em pleno funcionamento.