Sociedade

Executivo unânime no reforço ao programa Táxi Saúde +65

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_taxi_apoio_vacinacao.jpg

Filipa Brito

O Executivo municipal aprovou por unanimidade, na reunião pública desta segunda-feira, o reforço do programa Táxi Saúde +65 em contexto do plano de vacinação Covid-19.

A proposta subscrita pelo presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, prevê um reforço do apoio concedido no âmbito do plano de vacinação Covid-19 às centrais de táxis, no valor total de 16.423,56 euros.

Destes, 6.325,98 euros correspondem à Ráditáxis Cooperativa dos Radio Táxis do Porto, CRL, e 10.097,58 euros cabem à Táxis Invicta, Central Rádio Táxi do Porto, ACE.

“Tem sido um programa com grande adesão, que tem funcionado bem”, congratulou-se Rui Moreira.

O programa Táxi Saúde +65 permite aos munícipes portadores do cartão Porto. com 65 ou mais anos de idade beneficiar de deslocações em táxi, por motivos de saúde, a um preço fixo de dois euros por trajeto, incluindo igualmente viagens de e para os centros de vacinação Covid-19.

Até 30 de junho de 2022 foram realizadas 20.196 deslocações em táxi para a vacinação, a que corresponde um valor total de 116.423,56 euros a cargo da autarquia, atendendo ao valor de 2,00€ por viagem fixado no contrato de apoio.

O serviço Táxi Saúde +65 está disponível 24 horas por dia. Cada pessoa pode usufruir de um máximo de 12 viagens por ano. As utilizações serão descontadas do cartão no momento da solicitação do serviço e o cartão Porto. deve ser sempre apresentado ao motorista de táxi no início da deslocação.

Para usufruir deste serviço, a chamada de táxi deve ser feita através do número de telefone 939 955 263 (chamada para a rede fixa nacional) e a deslocação deve ser feita a partir da morada que consta no cartão até um centro de saúde, hospital (público ou privado) ou centro de vacinação, situado no Município do Porto, ou no percurso de regresso ao domicílio a partir de um desses estabelecimentos de saúde.