Ambiente

BioBlitz completa uma década a educar para a biodiversidade

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_bioblitz_18.JPG

Filipa Brito

O BioBlitz regressou a Serralves nesta segunda-feira e decorre até ao próximo domingo, dia 21, com o objetivo renovado de "educar e sensibilizar" para a biodiversidade, dando a conhecer a fauna e a flora do Parque, através da exploração de metodologias científicas e artísticas.

A 10.ª edição do evento, organizado em parceira com a Lipor e os municípios associados, realiza-se no formato presencial para a comunidade educativa durante esta semana, de 15 a 19, e para as famílias e público em geral, no próximo fim de semana, dias 20 e 21 de abril.

Os visitantes terão oportunidade de participar em várias exposições, oficinas científicas e pedagógicas, visitas temáticas, saídas de campo com investigadores e especialistas, atividades em autonomia e assistir a diversos espetáculos espalhados pelos diferentes espaços do parque de Serralves.

A Lipor e os municípios associados estão presentes num espaço único, Clareira das Bétulas, através da dinamização de atividades de caráter ambiental, com temáticas desde a promoção da biodiversidade ao incentivo à reciclagem. No caso do Porto são promovidas as oficinas "Liga-te à Natureza e Jardim de Animais".

A Fundação de Serralves realça que o Bioblitz, um "evento de referência" no âmbito da educação e sensibilização para a Biodiversidade, tem uma "narrativa contemporânea que integra a Agenda da sustentabilidade, assente nos desígnios do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, 'Proteger a Vida Terrestre' e da Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade COP16".

Em 2023, o evento levou a Serralves 56.405 pessoas, o número mais alto de sempre, segundo a organização. A participação é gratuita.