Sociedade

"Aconchego" tira seniores da solidão e ajuda estudantes a ter um alojamento

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_encontro_programa_aconchego_17.jpg

Filipa Brito

"Quem estuda tem casa. Quem tem casa tem companhia". Este é o lema do programa municipal Aconchego, destinado a pessoas com mais de 60 anos, residentes no concelho do Porto, que vivam sozinhos ou com o cônjuge e com condições de alojamento para o acolhimento de estudantes. É uma parceria com a Federação Académica do Porto (FAP) e vai já na sua 20.ª edição.

Através do "Aconchego", Município e FAP tentam obter dois objetivos: alojar estudantes universitários em casa de seniores residentes na cidade e promover o bem-estar dos seniores e suas famílias, colmatando o sentimento de solidão, aliada à diminuição do nível de preocupação que muitos filhos sentem por os pais viverem sozinhos, especialmente no período noturno.

Este projeto, assente numa perspetiva intergeracional e já premiado internacionalmente, proporciona aos aderentes a troca de experiências entre gerações, a companhia para o sénior e a redução das despesas de alojamento para o estudante. Os estudantes contribuem, simbolicamente, em géneros, que podem ser alimentares, para comparticipar no acréscimo de despesas como água, luz e gás. O alojamento tem a duração de um ano letivo, renovável por acordo das partes.

O programa tem a duração de um ano letivo, podendo ser renovada a permanência até final do curso. Os interessados podem aderir ao longo do ano, acedendo ao formulário de pré-candidatura aqui.

As adesões ficam condicionadas à avaliação prévia dos candidatos por uma equipa técnica do Departamento Municipal de Coesão Social.

Para mais informações pode contactar o Departamento Municipal de Coesão Social pelo email dmcs@cm-porto.pt ou por telefone 22 589 92 60.