Sociedade

UP apresenta nova app para controlo da asma

  • Notícia

    Notícia

#DR_crianca_asma.jpg

DR

O Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS) está a convidar crianças com asma, com idades compreendidas entre os 4 e os 10 anos de idade e os seus pais, para uma sessão de demonstração de uma app para crianças com asma, que terá lugar no próximo sábado, 4 de março, das 15 às 17 horas, no átrio da Reitoria da Universidade do Porto (Praça dos Leões). 

Esta iniciativa tem como principal objetivo recolher a opinião das crianças e dos pais sobre esta nova aplicação móvel, ao mesmo tempo que todos se divertem a interagir com os protagonistas desta aventura, Fred, um pequeno dragão com asma, e o seu amigo Pix. 

Aos participantes serão disponibilizados tablets ou smartphones para que possam analisar os jogos que integram a app ARCADE.

Nesta app poderão descobrir o jogo de piratas ou o jogo de bolas de sabão, cuja missão principal é potenciar a aprendizagem de comportamentos a adotar em situações de controlo de asma.

Um elemento inovador desta app é o fato das crianças necessitarem de utilizar o sopro, para além dos dedos, para controlarem os jogos. Os dados recolhidos através do sopro permitirão, no futuro, examinar parâmetros de função respiratória, que são primordiais para controlar a asma.

As opiniões e sugestões das crianças e dos pais poderão ser incorporadas no produto final, que irá ser lançado brevemente no mercado, constituindo-se uma ferramenta simultaneamente útil e lúdica para monitorar crianças com asma, permitindo, inclusivamente, detetar situações de emergência. 

A aplicação móvel ARCADE é o resultado da combinação de "ar" e jogos de arcada, uma pesquisa levada a cabo pela MEDIDA, spin-off do CINTESIS, com a coordenação de João Fonseca, médico imunoalergologista, professor e investigador desta Unidade de I&D, com sede na Universidade do Porto e em parceria com o Mestrado da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

A participação nesta iniciativa é gratuita.