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INESC TEC cria soluções de energia elétrica para a Infraestruturas de Portugal

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O Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e
Ciência (INESC TEC), do Porto, está a apoiar a empresa Infraestruturas de
Portugal na escolha de soluções que permitam ligar novas subestações de
alimentação de energia elétrica à rede ferroviária.


O
INESC TEC vai analisar soluções de alimentação em energia elétrica em Alta
Tensão (AT) e Muito Alta Tensão (MAT), para subestações de tração que visam
alimentar a rede ferroviária nos corredores Internacional - Sul, Norte- Sul e linhas
do Oeste, Douro e Algarve, disse à Lusa o investigador do INESC TEC, João Peças
Lopes.


"As
subestações de tração provocam, normalmente, um desequilíbrio no sistema
trifásico, que pode ser propagado para o restante sistema elétrico, afetando a
qualidade do serviço prestado pelas concessionárias de rede aos consumidores
finais", explicou.


Segundo
o investigador, para forma evitar que tal aconteça, é necessário identificar as
configurações de rede de alimentação ou encontrar soluções associadas a equipamentos
especiais, que reduzam esses problemas.


No
entanto, "todas estas soluções técnicas têm custos", sendo necessário
avaliá-los para encontrar a opção que seja "tecnicamente mais
eficiente", face aos problemas de qualidade de serviço transpostos para a
rede pública, contou João Peças Lopes.


Nesse
sentido, para além do trabalho de assessoria técnica, a equipa do INESC TEC vai
também auxiliar a Infraestruturas de Portugal na avaliação os custos de
investimento.


O
projeto, que teve início em julho de 2017 e finaliza em 2018, é a primeira
parceria entre o INESC TEC e a Infraestruturas de Portugal, que incorporou a
Rede Ferroviária de Alta Velocidade (RAVE).


A
equipa envolvida no projeto é composta pelos investigadores João Peças Lopes,
Manuel Matos, João Tomé Saraiva, Carlos Moreira e Luís Seca, do Centro de
Sistemas de Energia (CPES) do INESC TEC.