Sociedade

Guy Bordin e Renaud De Putter: Uma Erótica da Obscuridade para ver em Serralves de 21 a 22 de outubro

  • Notícia

    Notícia

GUY_BORDIN_RENAUD_PUTTER_UMA_EROTICA_OBSCURIDADE.jpg

A obra fílmica  de Guy Bordin e Renaud De Putter será apresentada em Serralves de 21 a 22 de outubro, no âmbito do Ciclo de Cinema Francês.

Os cineastas francófonos Guy Bordin (França, 1959) e Renaud De Putter (Bélgica, 1967) desenvolvem um trabalho de análise cinematográfica que visa documentar a história do homem num processo de evolução no tempo e no espaço que é reelaborado tendo como ponto de partida uma perspetiva ficcional.

Os temas de estudo centram-se na apreciação analítica de temas como a identidade, o género, a alteridade, a memória e as possibilidades de restituir filmicamente as fronteiras entre realidade e projeção.

Neste âmbito, os cineastas revelam um interesse biográfico por figuras da obscuridade, secundárias, marginais, ignoradas ou desprezadas pela história. Uma cantora canadiana do século XIX esquecida, travestis samoanos, os habitantes de uma pequena comunidade inuit do ártico ou personagens tão particulares quanto comuns da classe média europeia.

O seu mais recente filme, L'Effacée (2017), apresenta como figura central Charlotte Dufrène, a companheira-sombra do excêntrico escritor Raymond Roussel, figura central da exposição Locus Solus, apresentada em Serralves em 2012. 

A obra fílmica de Guy Bordin e de Renaud De Putter parte da ideia rousseliana dos "instantes decisivos", nos quais o sentido de todas as coisas se revela por momentos e coexiste com a impossibilidade de evitar a dissolução do que acaba de acontecer. 

Os dois realizadores demonstram um crescente interesse pela cidade do Porto (onde já filmaram), e pelo Douro de Manoel de Oliveira (onde poderão vir a filmar o filme que têm em fase de preparação).