Educação

Videojogo para crianças com cancro criado no Porto vence prémio internacional

  • Notícia

    Notícia

HOPE_exergaming.jpg

Um videojogo criado no Porto e dirigido às crianças com cancro conquistou o primeiro lugar e um prémio de 50 mil dólares (cerca de 42 mil euros), num concurso internacional que distingue tecnologias para doentes oncológicos.

O Hope, nascido de uma parceria entre a Universidade do Porto, o Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil, do Porto, e a startup de comunicação em saúde Bright, foi desenvolvido para tablets e smartphones e permite ensinar tópicos sobre o cancro através de ferramentas normalmente associadas ao entretenimento, com o intuito de promover o conhecimento sobre a doença e a atividade física para crianças entre os seis e os dez anos.

Da autoria de Hernâni Zão Oliveira, estudante de doutoramento em Media Digitais da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e investigador responsável pelo projeto, a aplicação faz uma analogia entre o cancro e os vilões das histórias infantis: as crianças combatem o cancro, como os super-heróis combatem os vilões. "HOPE conta a história de uma criança que, ao longo de vários níveis, percorre diferentes espaços (hospital, casa e escola), e conta com vários aliados (a família, o médico, os enfermeiros)", explicou o investigador ao portal de notícias da Universidade do Porto. 

"O Hope pretende responder de forma eficaz a dois problemas existentes em crianças internadas com uma doença oncológica: a ansiedade e o elevado sedentarismo associados à hospitalização", disse.

Segundo o investigador, os desafios propostos durante o jogo são ultrapassados através de uma tecnologia que possibilita o 'exergaming' (prática de exercício físico durante um jogo virtual), utilizando a câmara frontal dos dispositivos móveis.

Tendo em conta as constantes dúvidas e preocupações dos pais e cuidadores, a equipa desenvolveu igualmente uma aplicação móvel para acompanhá-los durante o tratamento da criança. A narrativa utilizada no videojogo foi também empregue nesta aplicação, de modo a que os pais possam utilizar as mesmas metáforas explicativas ao dialogarem com o filho sobre a doença.

Hernâni Zão Oliveira conta ter as aplicações disponíveis para utilização no último semestre de 2018. O videojogo integra o projeto Hope, distinguido no Astellas Oncology C3 Prize, um concurso internacional promovido pela multinacional Astellas Pharma, em parceria com o investidor Robert Herjavec.

A final deste concurso, no qual participaram mais de 160 projetos oriundos de 21 países, decorreu na quarta-feira, durante a conferência anual da União Internacional para o Controlo do Cancro - World Cancer Leaders' Summit -, no México.

O projeto Hope, finalista dos concursos "The Next Big Idea" e do "Prémio Nacional Indústrias Criativas", deu origem ao desenvolvimento do primeiro laboratório português focado na literacia em saúde, o LACLIS - Laboratório de Criação em Saúde, sediado no Media Innovation Labs, o centro de competências da UP para os media.