Educação

Universidade do Porto homenageia Siza Vieira

  • Notícia

    Notícia

Álvaro Siza Vieira foi distinguido com a Medalha de Mérito da Universidade do Porto. O arquiteto português, um nome mundial, tornou-se na terceira entidade a receber esta distinção, justificada pela "genialidade da sua obra arquitetónica".

A cerimónia de entrega da medalha realizou-se nesta segunda-feira na Faculdade de Arquitectura da U.Porto (FAUP), onde Siza Vieira deu aulas e e da qual é Professor Catedrático Emérito. Na ocasião, foi também inaugurada a exposição "Neighbourhood: Where Alvaro meets Aldo", que pode ser apreciada pelo público até 17 de setembro, na Galeria de Exposições da FAUP.

Apresentada pela primeira vez no Porto, a exposição de Siza Vieira representou Portugal na 15.ª Bienal de Arquitetura de Veneza, em 2016.

Siza Vieira é uma das referências maiores da chamada "Escola do Porto". Estudou Arquitetura na Escola Superior de Belas Artes do Porto, antecessora das faculdades de Arquitectura e de Belas Artes da U.Porto, de 1949 a 1955. Prémio Pritzker em 1992, é autor de projetos emblemáticos reconhecidos mundialmente. Na cidade do Porto têm a sua assinatura, por exemplo, o Museu de Arte Contemporânea de Serralves, o edifício da FAUP ou o Bairro da Bouça, que com "Neighbourhood" chegou a Veneza.

Reservada a  "pessoas que se tenham salientado por relevantes serviços prestados à Universidade", a Medalha de Mérito da U.Porto foi antes atribuída apenas a duas personalidades, Zeferino Costa e Valente de Oliveira.