Sociedade

Torre dos Clérigos com o melhor ano de sempre em 2016

  • Notícia

    Notícia

#mno_clerigos_visitantes.jpg

A igreja e a Torre dos Clérigos registaram um número recorde de visitantes em 2016. Em relação ao ano de 2015, registou-se um aumento de 25% no número de visitas efetuadas a este monumento da Invicta.

Passaram pela Diocese do Porto cerca de 625 mil visitantes que tiveram a oportunidade de visitar a Torre dos Clérigos, usufruindo da fantástica vista da ribeira do Porto até à Foz, a mais de 75 metros de altura, e a igreja dos Clérigos, conhecendo a sua história e a do famoso arquiteto Nicolau Nasoni, onde se conjugam modernidade e tradição, nas diversas coleções de arte religiosa, pintura, mobiliário, escultura, ourivesaria e paramentaria.

Para além das visitas, a Irmandade dos Clérigos proporcionou um conjunto de eventos culturais de destaque, nomeadamente, concertos com os Órgãos Históricos da igreja e conferências subordinadas ao tema de técnicas de restauro e preservação do património cultural.

Para efeitos de maior comodidade, o visitante pode escolher entre visitas livres ou visitas guiadas ao Património, mediante respetiva inscrição.

A Torre dos Clérigos conquistou o Prémio "Villalva", da Fundação Calouste Gulbenkian, para a melhor intervenção de restauro e de reabilitação do património cultural, uma menção honrosa no Prémio IHRU para a melhor intervenção de restauro de uso impacto social e o "Travelers" Choice 2016' do sítio online "TripAdvisor".

A Irmandade dos Clérigos informa, ainda, que está a concorrer ao 2017 European Union Prize for Cultural Heritage/Europa Nostra Awards e ao Prémio Almadas da responsabilidade da Câmara Municipal do Porto.

A solidariedade social também marcou o ano de 2016, tendo a Irmandade do Clérigos realizado 16 iniciativas que apoiaram instituições da cidade do Porto e de Portugal, entre as quais se contam o Instituto Português de Oncologia, a Liga Portuguesa Contra o Cancro, a Liga dos Bombeiros Portugueses, o Kastelo - Associação no Meio do Nada e os desalojados dos incêndios da Madeira. Estas iniciativas solidárias foram estimadas em cerca de 300 mil euros. 

Novidade deste ano de 2017 será o bilhete combinado Torre dos Clérigos - Museu Nacional Soares dos Reis, conforme comunicado da Diocese do Porto à Agência ECCLESIA.