Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Todos os sonhos de 50 jovens do Bairro do Cerco sobem ao palco do Coliseu
14-04-2019
Foi em frente ao rio Douro, no espaço MXM Arte Center, com uma vista de postal, que um grupo de adolescentes se reuniu para um dos ensaios finais de "Todos - Sonhos em movimento". O espetáculo de dança vai levar meia centena de jovens do Bairro do Cerco do Porto ao palco principal do Coliseu Porto Ageas, a 30 de abril.

Patrícia Silva, de 18 anos, é uma das protagonistas e a primeira a entrar em "cena". Com ela são transportados os sonhos de todos os intérpretes que, um a um, vão assumindo as posições em palco.

Durante 10 meses, o grupo, que frequenta na sua maioria o Agrupamento de Escolas do Cerco do Porto, esteve em formação e experimentação das mais diversas disciplinas ligadas ao mundo do espetáculo, elegendo a dança como a principal forma de divulgação artística.

Com direção artística do coreógrafo Max Oliveira, em cocriação com a encenadora e coreógrafa Isabel Barros, o "Todos" repartiu os ensaios pelo MXM e o Espaço Todos, localizado no Cerco do Porto, que foi resultado da recuperação da antiga sede do Futebol Clube do Cerco.

"É um projeto de integração e de ocupação dos jovens através da arte e da cultura", explica ao "Porto." Max Oliveira, referindo que a conceção do espetáculo final partiu da inspiração emanada dos próprios intérpretes.

"Eles têm sonhos e, quando estamos perante 45 jovens e notamos que mais de 40 têm, por exemplo, o sonho de viajar, de andar pela primeira vez de avião, de se movimentar pela primeira vez num palco como o Coliseu, creio que este projeto veio possibilitar a concretização de um sonho", diz o diretor artístico.


Com a duração aproximada de uma hora e meia, o "Todos" resulta do "Arte para Todos", um projeto social de desenvolvimento de competências artísticas e talentos em torno das músicas populares e da arte urbana. É promovido pela Câmara do Porto no âmbito do AIIA Porto - Abordagem Integrada para a Inclusão Ativa (apoiado pelo Portugal 2020) e define-se como um programa integrado de inovação e experimentação social e de animação territorial da cidade, destinado a promover a inclusão com uma mensagem de integração positiva e forte.

"Muita coisa não aparece no espetáculo" sublinha Isabel Barros, encenadora, coreógrafa e membro da equipa que deu corpo ao projeto, referindo-se ao "trabalho de fundo" que foi desenvolvido durante o período de formação e experimentação, com abordagem de diversas disciplinas como, por exemplo, a dança contemporânea ou a capoeira.

"Há algum trabalho, nomeadamente o das artes plásticas e até o da experimentação ligada ao teatro, que não estará tão evidenciado, porque tínhamos de construir um espetáculo e integrar tudo de uma forma suave e com sentido", diz a responsável.

Levantando um pouco mais o véu sobre o que o público poderá esperar no dia 30 no palco do Coliseu, Isabel Barros adianta que serão " vários momentos", "um espetáculo bastante diverso em termos de proposta criativa".

"É essencialmente um espetáculo onde está presente o lado virtuoso que eles [intérpretes] têm, pois quer os bailarinos quer os participantes da ginástica têm um trabalho muito forte do ponto de vista técnico e nós quisemos que essa força e essa competência estivessem presentes. Apostámos muito nisso", conclui.

Assente nos pilares da criação conjunta de projetos e iniciativas com a população juvenil, na promoção do desenvolvimento comunitário, estimulando competências e redes artísticas, e na capacitação e empoderamento das populações através das artes, "Todos - Sonhos em movimento" apresenta-se às 21,30 horas do dia 30 de abril no Coliseu Porto Ageas.
A dar-lhe corpo e alma, está a meia centena de participantes que levam espelhados os sonhos de jovens há procura de um futuro, independentemente do lugar onde nasceram. 

+Info: O espetáculo tem entrada gratuita até à lotação da sala e mediante levantamento do respetivo bilhete, já disponível na bilheteira do Coliseu Porto Ageas