Cultura

Terramotos e património cultural são tema para conversa na FEUP

  • Notícia

    Notícia

#DR_FEUPLaboratorioSismico2.jpg

Um professor catedrático especialista em terramotos e a diretora-geral do Património Cultural vão falar sobre prevenção e reabilitação, na próxima sessão do ciclo municipal Um Objeto e seus Discursos por Semana.

Com início às 18 horas deste sábado, dia 11, a iniciativa tem por palco o Laboratório de Engenharia Sísmica e Estrutural (LESE), que integra o Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

O LESE ensaia estruturas para analisar o seu comportamento sob ações de caráter dinâmico - sísmico em particular - e estático, dando apoio à realização de atividades de investigação, desenvolvimento tecnológico e inovação (IDT&I).

É nesse contexto de investigação-ação que o Professor Raimundo Delgado e a arquiteta Paula Silva abordarão o enfoque do laboratório nos estudos relacionados com a preservação e reabilitação estrutural do edificado, histórico e/ou moderno do século XX, monumental e vernacular, perante ameaças como terramotos. A conversa tem moderação do Professor António Arêde, diretor do LESE.

Naquele laboratório, estuda-se o comportamento das estruturas e, com a ajuda de uma enorme mesa sísmica, prevê-se o seu comportamento.

Além disso, são instrumentadas e monitorizadas pela equipa do LESE as grandes infraestruturas ferroviárias e pontes. A ponte Luiz I, por exemplo, está a ser monitorizada desde 2008 para avaliar o seu comportamento depois da implementação da passagem do Metro.

Visando divulgar os mais variados aspetos do património material e imaterial da cidade, as iniciativas do ciclo Um Objeto e seus Discursos por Semana são de acesso gratuito, mediante levantamento de bilhete.

A programação completa está disponível no site www.umobjetoeseusdiscursos.com.

O LESE fica situado nas instalações da FEUP, na Rua Dr. Roberto Frias. Veja a localização no mapa.