Sociedade

Sistema "kiss & ride" cresce para aumentar segurança rodoviária junto às escolas

  • Notícia

    Notícia

Várias escolas do Porto têm um novo sistema de marcação e sinalização rodoviária junto à entrada e saída de alunos. O "kiss & ride" destaca-se pelos "pontos azuis" no pavimento e tem como prioridade a segurança.

Os pontos identificam locais de partilha (circulação de peões e automóveis), onde a circulação automóvel é limitada e a paragem permitida por 10 minutos, numa zona designada por "kiss & ride".

A medida foi já implementada pela Câmara do Porto em cerca de uma dezena de estabelecimentos de ensino e tem como objetivo gerar o abrandamento do movimento de viaturas e pessoas, com reflexos na segurança e mobilidade, em locais sujeitos a constrangimentos no trânsito causados pelo hábito de paragem em segunda fila.

Depois de um projeto-piloto realizado em 2016 junto às escolas da Rua de Guerra Junqueiro, o sistema mostrou ter resultados positivos quer para a fluidez do tráfego quer para a segurança e acessibilidade dos alunos.

O Município decidiu, então, alargá-lo sucessivamente a outras zonas escolares, nomeadamente:  

- Externato das Escravas do Sagrado Coração de Jesus (Rua de Carlos Malheiro Dias), em maio de 2018;

- escolas Fontes Pereira de Melo e Clara de Resende (Rua do Dr. Marques de Carvalho e Rua de António Pinto Machado), em setembro de 2018;

- Colégio de Nossa Senhora da Esperança (Avenida de Rodrigues de Freitas), em janeiro de 2019;

- Escola Básica Francisco Torrinha (Rua de São Francisco Xavier), em abril de 2019

- Colégio de Nossa Senhora da Paz (Rua de Latino Coelho), em abril de 2019;

- Colégio de Nossa Senhora de Lourdes (Rua da Rainha D. Estefânia), em maio de 2019.

Brevemente, também a zona da Escola EB 2,3 Dr. Leonardo Coimbra Filho, na Rua do Pintor António Cruz, será dotada de uma área de segurança acrescida "kiss & ride".

Entretanto, alunos, pais e comunidade escolar no geral foram informados através de ações de sensibilização que, em alguns casos, contaram inclusive com a participação da Polícia Municipal, da PSP - através do programa Escola Segura - e elementos da Câmara do Porto, que distribuíram panfletos com informação alusiva às medidas.

O que são zonas "kiss & ride"

São zonas de partilha na circulação de peões e automóveis junto à entrada das escolas. Têm como objetivos garantir a segurança comum, sobretudo nas horas de chegada e saída dos alunos, e evitar o hábito de paragem dos veículos em segunda fila.

Estas zonas, onde a circulação automóvel ficou limitada aos 20 km/hora e a paragem permitida por 10 minutos, são facilmente reconhecíveis pelos pontos azuis marcados no pavimento.

O projeto tem constante monitorização da autarquia, que mantém a ligação com as escolas de modo a aferir no terreno a sua eficácia.