Sociedade

Segunda maior árvore de Natal de porcelana do mundo está no MMIPO

  • Notícia

    Notícia

Com cinco metros de altura e 2,5 toneladas de peso, a árvore de Natal de porcelana Vista Alegre, em exposição do Museu da Misericórdia do Porto (MMIPO), é a segunda maior do mundo. Fica apenas atrás da árvore de Natal da cidade belga Hasselt, que conta com nove metros de altura e cinco mil peças de porcelana, cedidas pelos moradores da localidade, anualmente.

A instalação artística, da autoria da artista plástica Cláudia Pinto, integra a exposição "Artes da Mesa: Tradição e Modernidade na Vista Alegre" e foi concebida a partir de mais de três mil peças de porcelana da fábrica da Vista Alegre em Ílhavo, evocando o espírito da partilha, da festa e do convívio.

Para além da árvore, a exposição engloba três mesas de Natal, da autoria dos decoradores Guilherme do Vale, Isabel Pires de Lima, e da dupla Sofia Costa e Gonçalo Chen, que recorreram a diversas coleções, clássicas e contemporâneas, de porcelana, biscuit, cristal e vidro da Vista Alegre e reinterpretam a mesa em torno da qual toda a família se reúne anualmente na noite de Consoada.

A exposição pode ser visitada no MMIPO até ao dia 14 de janeiro.