Proteção Civil

Sapadores do Porto mostram superioridade no país e no estrangeiro

  • Notícia

    Notícia

Elementos do Batalhão de Sapadores Bombeiros (BSB) do Porto destacaram-se simultaneamente em duas competições internacionais realizadas no último fim de semana, em Braga e em Sevilha.

No caso da capital minhota, tratou-se da 3.ª edição do Bombeiro de Elite, a prova de subida do escadório do Bom Jesus do Monte, na qual o sapador portuense Joaquim Aires não só venceu a geral individual, mas também o escalão sénior 2. Estabeleceu com isso um novo recorde ao baixar em 16 segundos a marca do sapador de Lisboa que vencera a prova nas duas anteriores edições e fixando o novo tempo em 5 minutos e 26 segundos.

Além disso, outro dos cinco elementos que representaram o BSB do Porto arrecadou também uma vitória: Joaquim Sousa venceu a categoria Veterano 4.

Esta competição consiste na subida de 566 degraus, numa distância de 615 metros e com um desnível de 116 metros. Corresponde a um trajeto realizado por peregrinos e desportistas, mas, no caso dos bombeiros, a dificuldade é aumentada por terem de suportar o peso acrescido do equipamento que usariam no combate a um sinistro de características urbanas. Todos os atletas, em contra-relógio, correram a rigor com o seu equipamento de Proteção Individual de Bombeiro - calça, casaco, botas, luvas, capacete e cogula (tipo passa-montanha) e um aparelho respiratório de circuito aberto, a pesar quase 30 quilogramas.

A que é a maior competição europeia de bombeiros nesta classe registou desta vez a participação de 560 bombeiros de 140 corporações e de 11 nacionalidades (europeias, cabo-verdiana e brasileira), destacando-se a presença de cerca de uma centena de mulheres. A propósito, refira-se que a vitória na geral absoluta feminina deste III Bombeiro de Elite coube a uma jovem ainda recruta, Kasia Jakubek, de 18 anos, vinda da Polónia.

Nova subida ao pódio em Sevilha

Entretanto, o BSB do Porto brilhava também na cidade espanhola de Sevilha com a participação no Rescue Great Day'19, uma competição de salvamento por cordas (Grande Ângulo). A Equipa de Resgate ida do Porto voltou a ficar nos mesmos lugares da edição do ano passado: 3.º lugar da geral e 1.º na categoria Bombeiros.

Foram dois dias com provas de elevada dificuldade técnica, que decorreram em diversos locais, nomeadamente o Estádio do Sevilha, Ilha Magica, Ponte de La Expiración, Edifício do El Corte Inglés, Fundação Once, Torre Schindler e Ponte de Alamillo.

A competição - organizada pela associação Rescue Great Day e os Bombeiros de Sevilha - serviu para observar e avaliar métodos de trabalho, bem como partilhar novos conhecimentos práticos entre as equipas participantes.

Outro dos objetivos da participação habitual do BSB do Porto é a divulgação do Meeting Urbano Salvamento de Meio em Urbano (MESMU), que o batalhão portuense organiza e que é uma prova muito semelhante ao Rescue Great Day.