Cultura

Roteiros culturais assinalam amanhã Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

  • Notícia

    Notícia

#fib_ponte_luis_vista_marginal.jpg

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios comemora-se nesta quinta-feira, 18 de abril, este ano sob o tema "Património e Paisagem Rural". A cidade do Porto, como habitual, associa-se à iniciativa através de um programa de atividades de livre acesso à população.

Às 14,30 horas, é proposto um percurso "Pelos Caminhos do Romântico", com ponto de partida na Casa Tait (Rua de Entre-Quintas, 219). Este trajeto, com lotação máxima de 30 lugares, será orientado por Alberta Silva, Ana Lino, Fernando Barros, Maria Clara Costa e Sérgio Magalhães, estudantes da Unidade Curricular "Património e Paisagem. Gestão, Análise, Projeto", da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP).

Neste dia comemorativo, outra das propostas municipais passa por revelar um pouco mais da história da última Muralha Fernandina, classificada como monumento nacional desde 1926. A apresentação enquadra-se no ciclo "O Documento do Mês" e será orientada pelo técnico municipal Rui Alves. Os interessados devem comparecer às 15,30 horas, na Casa do Infante.

Novamente na Casa Tait, às 17 horas, realiza-se uma mesa redonda denominada "Património e paisagem: leituras cruzadas sobre Massarelos". O debate terá como oradores Teresa Cunha Ferreira (CEAU-FAUP), Teresa Portela Marques (FCUP-CIBIO) e Rui Fernandes Póvoas (CEAU-FAUP). A participação está limitada aos 70 lugares da sala.

O tema deste ano, "Património e Paisagem Rural", proposto pelo Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS), pretende promover o entendimento das zonas rurais enquanto paisagem, e da paisagem enquanto património, "estimulando a perceção de territórios em permanente mutação, que acumulam os saberes e as práticas decorrentes de uma vivência continuada, em constante adaptação aos imperativos ambientais, culturais, sociais, políticos e económicos".

Neste dia, todos os museus, palácios e monumentos sob tutela da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) têm entrada gratuita.

+ Info sobre a programação AQUI.