Sociedade

Rocky está de volta ao cinema Charlot para cantar os parabéns ao Brasília

  • Notícia

    Notícia

#mno_centro_comercial_brasilia_02.jpg

Miguel Nogueira

O icónico Shopping Center Brasília celebra a nova dinâmica da sua atividade com a festa do 42.º aniversário na próxima terça-feira. O local escolhido é o mítico Cinema Charlot, no próprio centro comercial, e o "convidado" é Silvester Stallone no papel não menos icónico de Rocky Balboa.

O mais antigo centro comercial do Porto completa 42 anos de vida e, para celebrar o aniversário, vai voltar a abrir já amanhã as portas do Cinema Charlot, que iniciou atividade em 1976, aquando da abertura do Brasília, e que assim se manteve até 2001.

Em plena Praça de Mouzinho de Albuquerque (Rotunda da Boavista), essa sala de cinema tornou-se uma referência para os cinéfilos portuenses nas décadas de 70 e 80 pela sua qualidade e condições excecionais, e a administração do Shopping Center quer aproveitar a efeméride para mostrar que a sala mantém o potencial com a sua capacidade para mais de 400 espectadores em poltronas modernas.

"A sala é muito importante na história do Brasília e, por isso, não havia melhor forma de festejar mais um ano de vida", refere Luís Pinho, da administração do condomínio, lembrando que já "em 2006 usámos o espaço para celebrar os 30 anos do Brasília, que foi palco de uma exposição sobre o centro comercial".

Luís Pinho avança que "agora, para celebrar o 42.º aniversário, a nossa proposta vai mais ao encontro do propósito da sala: exibir cinema de qualidade". Assim, o Charlot foi cedido pelo Millennium BCP, atual proprietário do espaço, e ali haverá duas sessões cinematográficas na próxima terça-feira, dia 9, com a promessa de "uma verdadeira viagem no tempo": o filme Rocky, estreado em 1976, é exibido às 15 e às 19 horas, numa iniciativa que conta com o apoio do Cineclube do Porto, da Direção Regional de Cultura do Norte e do Instituto do Cinema e Audiovisual.

Parceiro cultural e económico

O Brasília, local cujo espírito foi redescoberto há duas semanas no âmbito do programa municipal Cultura em Expansão, quer assumir-se como "parceiro precioso no dinamismo e oferta cultural da cidade" e, durante a semana do seu aniversário, haverá também música ambiente com uma seleção musical de temas marcantes do final da década de 70.

A par disso, o aniversário do Brasília coincide com a apresentação e lançamento da nova área de negócios, bem como do novo website. Durante os próximos dias será também lançado o concurso "O Seu Negócio é Aqui", que tem como objetivo apoiar e incentivar a criação de novos negócios na área do comércio, através da cedência gratuita de um espaço comercial para a implementação do negócio durante seis meses.

Entretanto, o Shopping Center Brasília está a promover desde julho a formação "Empreende Comércio", composta por sete ciclos mensais até março de 2019, dedicados a quem pretende empreender no comércio e investir na criação de uma loja num centro comercial ou a quem já tenha o seu negócio e pretenda alavancá-lo.

Alvo de sucessivas ampliações ao longo do tempo, o Brasília é hoje uma grande superfície comercial de 21500m2 e 12500m2 de escritórios, com por 245 unidades comerciais, de serviços e restauração, parque automóvel com 380 lugares, ginásio, campos de squash e ténis, cinema e sala de bingo.