Cultura

Regina Pessoa explica processo criativo em cinema de animação

  • Notícia

    Notícia

historia_tragica_com_final_feliz.jpg

"O meu processo criativo" é o tema da masterclass de cinema de animação que a realizadora Regina Pessoa orienta, no Teatro Campo Alegre, pelas 18,30 horas deste sábado.

Resultante de uma parceria com a Medeia Filmes, a sessão inclui a exibição dos filmes "A noite" (1999), "História trágica com final feliz" (2005) e "Kali, o pequeno vampiro" (2012), da autoria de Regina Pessoa.

Esta iniciativa permite cruzar os três filmes com as histórias e memórias da autora por trás de cada um deles, "numa viagem através de sombras e luzes e ao longo da trilogia sobre os temas dos medos, da infância e da diferença".

Licenciada em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Regina Pessoa começou a trabalhar na Filmógrafo, onde colaborou sobretudo como animadora em vários projetos de Abi Feijó (Os salteadores, Fado lusitano ou Clandestino). Em 1999, realizou o seu primeiro filme, "A noite", animado segundo a técnica de gravura sobre placas de gesso, que seria selecionado para vários festivais nacionais e internacionais.

O filme seguinte, "História trágica com final feliz", obteve cerca de cinco dezenas de prémios, entre os quais o Grande Prémio de Annecy, tornando-se o filme português mais premiado de sempre.

A sua terceira obra foi "Kali, o pequeno vampiro" e veio confirmá-la como uma realizadora de enorme prestígio internacional, trabalhando em parcerias com outras cinematografias de grande implantação na área da animação.

Bilhetes: 4 euros