Sociedade

Ranchos em arruada avisam que o São João já chegou

  • Notícia

    Notícia

As festas sanjoaninas já se instalaram pela cidade e uma arruada de ranchos lembrou isso mesmo, durante o fim de semana, surpreendendo ou atraindo as atenções de populares e turistas.

Ao início da tarde de sábado, nove ranchos do Porto partiram de diferentes locais da cidade e percorreram várias ruas até se encontrarem na Avenida dos Aliados. Pelo caminho, deixavam os sons e as cores da música e dos cantares tradicionais, que voltaram a ecoar em frente ao edifício dos Paços do Concelho, onde cada um teve direito a mais uma atuação.

A arruada é uma das jornadas que cumprem a tradição sanjoanina no Porto e que ocupam vários dias até à grande Noite de São João e mesmo depois dela, como é também o caso dos numerosos bailaricos que estão a decorrer até final do mês
Estão também marcadas as Rusgas de São João, no dia 22, e está já visitável a Cascata Comunitária no Mercado Temporário do Bolhão. É igualmente de visitar as 34 participantes no Concurso de Cascatas e o mesmo acontece com 61 estabelecimentos comerciais que aderiram ao Concurso de Montras.

No programa festivo, estão também já marcados vários espetáculos e concertos com Jorge Palma, Marta Pereira da Costa, Gospel Collective e Bezegol ou João Gil acompanhado por Ala dos Namorados, Ana Bacalhau, Carlão, João Pedro Pais e Tim.