Economia

QSP Summit vai refletir sobre novas tendências no mercado de trabalho

  • Notícia

    Notícia

#mno_QSP_Summit_04.JPG

Miguel Nogueira

A 13.ª edição da QSP Summit, uma das mais relevantes conferências de Marketing e Gestão da Europa, regressa este ano à Exponor nesta quinta e sexta-feira. No programa participam 47 oradores e especialistas de renome nacional e internacional orientados para o tema "Convergências".

Entre os oradores, há um pensador que se destaca: Daniel Pink, considerado um dos 15 pensadores mais influentes do mundo num ranking elaborado pela Thinkers50, vem ao Porto falar sobre motivação no trabalho, como autor da corrente "think pink" ("pense cor-de-rosa"). A palestra acontece logo na abertura do primeiro dia, 21 de março, às 9,30 horas.

Mas são muitos mais os atrativos desta edição, que vai convergir para uma série de reflexões relativas à incorporação do mundo digital e da tecnologia no mercado do trabalho e sobre as transformações que daí advêm.

Online-Offline, Voz-Dados, Humanos-Robots, Pessoas-Cultura, Tecnologia-Marketing, Produto-Marca, Criatividade-Management constituem outros temas em destaque nesta QSP Summit e terão como palco privilegiado o Main Stage. Será nele que conferencistas como Spencer Harrison, professor de Cultura Organizacional da INSEAD, cujo trabalho já influenciou empresas como a Google, Atos ou Salesforce; Stanley Hainsworth, fundador e chefe criativo da Tether, que já colaborou com multinacionais como a Nike, Legos e Starbucks; Jerry Storch, CEO da Storch Advisors, uma empresa global de investimento em retalho; Barbara Kahn, especialista em Marketing e professora universitária da Patty & Jay H. Baker na Universidade da Pensilvânia; e Rob Bradley, vice-presidente da Estratégia de Comércio Digital da CNN, entre outros, vão apresentar os seus estudos, investigações ou simplesmente partilhar o seu know-how profissional.

Num registo mais intimista, o programa oferece também a vertente Worklabs. Tratam-se de debates pensados para um número mais restrito de participantes, cujo acesso será feito por ordem de chegada.

Neste formato, garante-se dose dupla de Daniel Pink no debate "Thinkers Hall", que será moderado por Tiago Simões, diretor de Marketing da SonaeMC. A alteração das nossas habilidades cognitivas ao longo do dia ou a importância dos intervalos para "restaurar" a nossa mente são alguns dos aspetos que vão nortear a conversa, aberta ao público.

À mesma hora (dia 21, a partir das 14,15 horas), o diretor do Jornal de Notícias, Domingos de Andrade, vai moderar o debate "How Human Can Make the Difference", que terá como oradores o provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto, António Tavares, a diretora de Marketing e Comunicação da Galp, Joana Garoupa, e a psicóloga e política, Joana Amaral Dias.

Neste horário, há ainda mais dois worklabs a considerar. Num dos painéis participa Michael Akkerman, diretor de Marketing do Pinterest.

Amanhã decorrem, ainda, em simultâneo na Exponor mais quatro worklabs (a partir das 17,10 horas). Oportunidade para ouvir a Helen Duphorn, Retail Manager na IKEA Portugal ou, noutro painel, Susana Coerver, diretora de Marketing e Comunicação global da Parfois.

Feitas as contas, nos dois dias da conferência os participantes poderão escolher três worklabs, considerando que na manhã do dia 22 têm a possibilidade de assistir, ainda, a um destes três painéis: O Futuro da Economia, A Tecnologia e o Futuro da Economia ou Criatividade versus Computadores? Uma verdade inconveniente.

Estes espaços de partilha de conhecimento e debate são ainda complementados com mais duas áreas, dedicadas à experimentação de novas soluções e à exposição de produtos.

À semelhança dos anos anteriores, a Câmara do Porto estará representada no certame com um stand próprio. Nesta edição, essencialmente para divulgar a estratégia que a cidade tem desenvolvido na atração de talento e captação de investimento, através do gabinete Invest Porto.