Sociedade

Prova de orientação convida a (re)descobrir a Baixa de mapa na mão

  • Notícia

    Notícia

#sss_orientacao_baixa.jpg

Realiza-se no sábado, 14 de julho, a terceira sessão do ano do Orientação na Baixa, programa que combina a modalidade desportiva de orientação pedestre com o passeio turístico. A iniciar-se às 10 horas, o percurso integra a passagem por alguns dos monumentos e locais mais emblemáticos da Baixa do Porto.

Mais do que uma competição, esta atividade pretende ser uma forma de aprendizagem da modalidade, em comunhão com a cultura e o turismo. Sendo assim, todos podem participar, independentemente do seu grau de conhecimento e experiência dos percursos de orientação. Há até a possibilidade de acompanhamento por monitores.

A participação é gratuita, mas requer inscrição online. Uma vez mais, o local de concentração, partida e chegada será a Praça de D. João I.

A novidade este ano é a dinamização do percurso com a aplicação digital Framie, desenvolvida por estudantes da Universidade do Porto. Esta app permitirá aos participantes construir no seu telemóvel uma coleção digital com fotos de vários pontos do trajeto. O desafio será completar esta espécie de caderneta de cromos, que permitirá guardar a informação recolhida durante a atividade.

A iniciativa Orientação na Baixa é organizada pelo Grupo Desportivo Quatro Caminhos, em parceria com a empresa municipal PortoLazer. Este verão decorre nas seguintes datas: 14 e 21 de julho e 8 e 15 de setembro, sempre com as mesmas características.