Proteção Civil

Porto despediu-se de Manuel Sampaio Pimentel

  • Notícia

    Notícia

A cidade viu partir Manuel de Sampaio Pimentel, numa missa de corpo presente celebrada pelo Bispo do Porto, que sublinhou a dedicação do vereador de Rui Moreira à cidade e a forma como defendia as suas convicções e princípios.

Falecido ontem, depois de ter enfrentando uma doença grave que o atingiu no último ano, o autarca tinha suspendido o mandato, por razões de saúde. Era vereador da fiscalização e proteção civil, depois de eleito como número dois da lista independente de Rui Moreira à Câmara do Porto.

Licenciado em Direito pela Universidade Católica do Porto e Pós-graduado em Ciências Jurídico-Empresariais, foi Diretor Regional do Porto da Segurança Social, entre 2011 e 2013.

Sampaio Pimentel tinha já sido vereador responsável pelos Pelouros das Atividades Económicas, Estudos e Planeamento, Recursos Humanos, Proteção Civil, Fiscalização Geral e Obras Particulares, em mandatos anteriores e presididos por Rui Rio. Foi também Vice-presidente das Águas do Porto e Administrador do Mercado Abastecedor.


Manuel Sampaio Pimentel, que iniciou a sua carreira profissional como advogado na sociedade Vieira de Almeida, tinha 46 anos e uma forte experiência de gestão autárquica, tendo sido, entre 2003 e 2005, Vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (responsável pela gestão administrativa e financeira e apoio às Autarquias).


O Presidente da Câmara do Porto decretou três dias de luto municipal, a partir de hoje, medida que consensualizou com todas as forças políticas.


É o segundo vereador e amigo que Rui Moreira perde por morte no presente mandato, depois de Paulo Cunha e Silva, quarto da sua lista independente, ter falecido a 11 de novembro de 2015.