Sociedade

Porto capta a atenção da imprensa internacional que está no Portugal Fashion

  • Notícia

    Notícia

Rui Moreira recebeu hoje na Casa do Roseiral os jornalistas internacionais que, até sábado, acompanham os desfiles do Portugal Fashion. O evento, que promove o que de melhor se faz ao nível do design de moda e do setor têxtil no país, resulta em mais um contributo para a projeção internacional da marca Porto no mundo.

Vêm dos quatro cantos do mundo para conhecer as propostas criativas dos designers nacionais que, até sábado, desfilam na "cidade da moda" erguida pelo Portugal Fashion, no Parque da Cidade. De França a Espanha, Reino Unido a Itália, há também representantes de meios de comunicação social de países como a Rússia e Argentina, sem mencionar a origem dos compradores profissionais (buyers) que também chegam ao Porto com o intuito de adquirir e comercializar as peças dos criadores portugueses em diversos mercados externos.

Como tem sido, de resto, tradição nas últimas edições do certame de moda, o presidente da Câmara do Porto ofereceu um almoço na sua residência oficial, na Casa do Roseiral, à imprensa internacional que está fazer a cobertura mediática do Portugal Fashion. Entre as publicações especializadas em moda e a generalista, registam-se títulos como os da Vogue Italia, Harper's Bazaar International, TVE, Telva, L'Officiel Argentina, Diario la Repubblica ou French Revue of Mode, citando apenas alguns exemplos.

Aliando o design à indústria, a criatividade à produção, o Portugal Fashion - enquanto evento dedicado à promoção da moda nacional há mais de 20 anos - tem viabilizado a harmonização entre estes dois mundos. Este acréscimo de valor tem propiciado, de igual modo, a modernização e o desenvolvimento económico do setor têxtil, que se concentra, especialmente, na região Norte do país.

Com esta divulgação além-fronteiras, adensam-se, neste âmbito, os artigos escritos não só sobre a moda portuguesa promovida pelo Portugal Fashion, mas também a produção de informação relevante sobre a cidade do Porto, alcançando diferentes tipos de públicos um pouco por todo o mundo.

Portugal Fashion até sábado no Parque da Cidade

Esta noite, o calendário de desfiles termina com Miguel Vieira, às 23 horas, antecedendo-se a apresentação das propostas outono/inverno de Micaela Oliveira (22h00) e Luís Buchinho (21h30).

Após iniciar a 17 de março a programação de desfiles em Lisboa, o Portugal Fashion encerra no sábado, com o desfile de Diogo Miranda, pelas 23 horas. Ainda no último dia são apresentadas as coleções para a próxima estação fria de Luís Onofre (22,30 horas), Katty Xiomara (16 horas), Nuno Baltazar (15 horas), assim como das marcas Dielmar (21,30 horas), Lion of Porches (20 horas), Ana Sousa (19 horas) ou Concreto (18 horas).

O Portugal Fashion é um projeto da responsabilidade da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), desenvolvido em parceria com a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, e é cofinanciado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização - Compete 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.