Sociedade

Porto acolhe fórum da OCDE sobre tendências do mundo de trabalho

  • Notícia

    Notícia

"Um novo mundo do trabalho: tendências globais e ações locais" foi o mote para 14.ª edição do LEED Fórum sobre as novas tendências do mundo de trabalho, promovido pela OCDE - Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico e que hoje terminou no Porto. 

O objetivo do LEED Fórum foi juntar responsáveis locais, nacionais e internacionais para debater com empresários e inovadores sociais quais as novas exigências do mundo do trabalho e de que forma será possível conseguir uma maior harmonia entre a formação e a preparação dos trabalhadores com as novas oportunidades laborais.

No âmbito deste fórum, a diretora do Centro de Empreendedorismo, PME, Regiões e Cidades da OCDE, Lamia Kamal-Chaoui, deslocou-se também à cidade e foi recebida pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, bem como pelos autarcas de Braga e Viana do Castelo e o presidente da CCDR-Norte.

Na sessão nos Paços do Concelho, Rui Moreira destacou a rápida adaptação do modelo económico que a cidade atravessa e lembrou que, desde 2015, o Porto foi capaz de atrair uma série de investimentos relacionados com diferentes áreas, que atingiram os 250 milhões de euros e criaram 3 000 empregos diretos, número este que deverá atingir os 11 000 dentro de dois anos.

O desenvolvimento e fixação de talentos, a par da aplicação de políticas relacionadas com o emprego e a nova economia, com epicentro na InvestPorto, foram alguns dos trunfos apontados pelo presidente da câmara para defender que o Porto está no caminho certo para assumir um papel central enquanto plataforma para o século XXI.