Sociedade

Plataforma digital aproxima empresas das universidades

  • Notícia

    Notícia

#fib_jovens_cientistas_01.jpg

O consórcio UNorte.pt, composto pelas universidades do Porto, do Minho e de Trás-os-Montes e Alto Douro, lançou uma plataforma digital para aproximar as empresas do meio académico. O projeto, designado Balcão UNorte.pt, reúne e cruza a informação sobre as competências, serviços e tecnologias das universidades com os desafios de ID&I (Investigação, Desenvolvimento e Inovação) das empresas nacionais e internacionais.

Como é sublinhado no site de notícias da UPorto, trata-se de uma plataforma digital "pioneira em Portugal", concebida para "promover parcerias e colaborações entre empresas e a investigação desenvolvida nas mais de 85 unidades de investigação inscritas. O objetivo é proporcionar o matching entre a oferta e a procura de investigação e inovação pelo mercado empresarial".

Neste "balcão", as empresas podem "conhecer competências, potenciais serviços e tecnologias dos centros de investigação das três universidades", prossegue o artigo. A plataforma permite ainda que empresas de qualquer dimensão, de PME a multinacionais, "identifiquem possíveis fornecedores de soluções de inovação e desenvolvimento, que potenciem os seus produtos ou serviços no mercado global".