Cultura

Pintura de Balbina Mendes explora O Rosto e a Máscara

  • Notícia

    Notícia

#Balbina_Mendes_O_Rosto_E_A_Mascara.jpg

"O Rosto e a Máscara" é o nome da nova exposição de pintura de Balbina Mendes, que o Palacete dos Viscondes de Balsemão, na Praça de Carlos Alberto, inaugura no próximo sábado, dia 21, pelas 16 horas. 

Mantendo o fascínio habitual pela máscara, Balbina Mendes toma essa referência milenar como ponto de partida para uma interpretação contemporânea, marcando assim o confronto entre o passado e o presente, a tradição e a modernidade.

A artista de origem mirandesa não se cinge, porém, à máscara enquanto ícone da cultura do nordeste transmontano, conferindo-lhe um leitura e interpretação globais, sem latitude definida, através do registo sobre um material contemporâneo que se sobrepõe a um rosto de hoje. Procura, assim, destacar as várias dicotomias associadas à máscara, que oculta e denuncia, oblitera e revela...

Além disso, a camada exterior que o plexiglass "introduz" na pintura só por si funciona como máscara. É como um filtro que, por um lado, distancia o espetador da superfície da tela e, por outro, adiciona uma nova imagem e grafismo na pintura. A camada de vidro torna-se até máscara duplamente, para além do reflexo que o vidro permite. É a imagem do espetador que, ao tentar interpretar a obra, se projeta para além da máscara que observa, interagindo com a pintura. É o reflexo do meio envolvente que vai adicionando ao rosto diferentes e sucessivas máscaras.

"O Rosto e a Máscara", cuja inauguração conta com a atuação de Mariana Paiva (flauta transversal) e Eduardo Portugal (baixo barítono), pode ser visitada na Sala Aberta do Palacete dos Viscondes de Balsemão até 26 de maio, de segunda a sexta-feira entre as 10 e as 17,30 horas, e aos sábados das 10 às 13 e das 13,30 às 17,30 horas. Fecha aos domingos e feriados.