Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Objeto e Seus Discursos convida a descobrir um contador neorrenascentista
13-09-2018

Um contador neorrenascentista, de origem italiana, é o protagonista da próxima sessão do ciclo municipal Um Objeto e seus Discursos por Semana. Esta peça de mobiliário, com séculos de história, era pertença da família Guerra Junqueiro e foi doada à Câmara do Porto em 1940. 


No próximo sábado, às 18 horas, na Casa-Museu Guerra Junqueiro, será colocado diante do público um dos mais paradigmáticos exemplares de mobiliário civil do século XIX: um contador neorrenascentista. 


Esta peça histórica, reveladora do gosto do poeta pelo colecionismo, chegou à sua casa no Porto, trazida numa das suas muitas viagens.


Deveras compartimentado, tal como todos os contadores dessa época, conta com catorze gavetas e dois cofres, é moldado em madeira de ébano, apresenta embutidos de marfim na face interior das molduras das gavetas e porta central. Envolto numa decoração vegetalista, contém ainda motivos geométricos na base.


Para melhor descobrir este contador e as histórias que encerra, intervêm na sessão Henrique Manuel Pereira, especialista no universo cultural do poeta Guerra Junqueiro, e Pedro Santos, Diretor Municipal de Finanças da Câmara do Porto. Afinal, tal como nos séculos que nos antecederam, também hoje a contabilidade consiste num conjunto de operações de divisão e arrumação: em gavetas, em cofres ou em rubricas económicas, a boa gestão orçamental depende de cabimentos, compromissos, categorias e classificações rigorosas.


Como habitual, a sessão (que tem como anfitriã a técnica municipal Maria da Luz Marques) começa às 18 horas. Devido à natureza do local, a lotação máxima é de 60 lugares.


Para participar terá de adquirir bilhete, no valor de 2 euros, através do site www.bilheteiraonline.pt ou nos locais habituais.