Turismo

O Porto para ler na revista de bordo da British Airways

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A revista de bordo da British
Airways, "Business Life", na sua rubrica "Stuff", publicada online a sete de outubro,
dedicou um artigo extenso à cidade do Porto, que, de acordo com o respetivo site,
tornou-se numa das notícias mais lidas do mesmo.


Intitulado "Guia da Cidade: O futuro do Porto (no original City Guide: The
future of Porto)", a Business Life convida o leitor a embarcar na "pitoresca
segunda cidade de Portugal" que, segundo Tim Hulse, o editor da revista e autor
da reportagem, "fervilha de ideias inovadoras e tem grandes ambições para o
futuro".


É feita menção à estátua do Infante
D. Henrique, o príncipe do século XV que nasceu na cidade e provavelmente
impulsionou a Era dos Descobrimentos que remete para um senso de aventura e
empreendedorismo desde há muito embutidos no ADN local, que ajudou a construir
as indústrias já estabelecidas do vinho do porto, do têxtil e do calçado e que agora
está a fazer nascer uma nova geração de startups.


A Universidade do Porto assumiu
um papel importante nesta transformação, nomeadamente com o UPTEC, o seu Parque
de Ciência e Tecnologia, uma incubadora privilegiada da cidade, que acolhe
atualmente mais de 160 projetos diferentes de negócios em vários estágios de
desenvolvimento. Nas proximidades, o Factory Design do Porto, parte do
Politécnico da cidade (o maior em Portugal), constitui um projeto ambicioso que
visa produzir uma nova geração de inovadores.


O artigo refere o sucesso do site
de moda Farfetch que, apesar de ter sede em Londres, foi fundado por um portuense,
José Neves. Outra história de sucesso local é a Veniam que cria redes de
veículos conectados. O empresário Nuno Veloso, que lançou o primeiro dos seus
espaços de coworking no Porto há dois anos, diz que quando abriu o seu primeiro
negócio, os seus clientes eram todos portugueses, com a exceção de um alemão.
Agora, cerca de 40 por cento são do estrangeiro.


Em relação ao Doing Business, aspetos como Portugal ter
o mesmo fuso horário do Reino Unido, e as horas de expediente serem
semelhantes, do inglês ser amplamente (e bem) falado, e dos moradores do Porto
tenderem a ser extremamente acolhedores para com os estrangeiros, "reforçam a
confiança e os relacionamentos, elementos extremamente importantes no mundo dos
negócios".


Quanto à gastronomia, o lugar de
destaque é dado à francesinha. Já para passeios ou aventuras pela cidade, as
ruas estreitas e empedradas ruas do centro do Porto são apontadas como lugares
para viver verdadeiras aventuras em termos de compras e passeios turísticos. A
não esquecer a quase obrigatória visita às caves de vinho do porto do outro
lado do rio e que têm à disposição uma variedade de passeios e experiências. Para
quem puder, Tim Hulse aconselha a visitar o Vale do Douro, a cerca de 100 km a
montante. Cruzeiros e excursões de um dia de carro são fáceis de arranjar e
valem a pena para ver a magnificência dos vinhedos da região, que caem em
cascata pelos declives íngremes do vale.


A Business Life publica
igualmente alguns comentários dos seus seguidores da página de LinkedIn sobre o
Porto.


Digno de nota é também o fato da
mundialmente famosa escritora JK Rowling ter vivido no Porto no início dos anos
90, onde ensinou inglês e começou a escrever o primeiro dos livros da saga Harry
Potter. Diz-se que encontrou inspiração em várias partes da cidade, entre elas, a "famosa" livraria Lello, com a sua escadaria neo-gótica.


Sendo um importante centro de
produção de moda de alta qualidade, o Porto já recebeu nomes como Paul Smith,
Stella McCartney, Ralph Lauren e Burberry que utilizaram instalações de
produção na área.


O artigo refere, ainda, o Aeroporto
Francisco Sá Carneiro situado a cerca de 11 Km do centro da cidade, com bons acessos de transporte público.


A British Airways voa de Londres
Gatwick para o Porto, seis vezes por semana no verão e quatro vezes por semana
no inverno (início de novembro).


+Info: Ler artigo original