Sociedade

O Duque da Ribeira foi premiado em festival internacional de animação

  • Notícia

    Notícia

CAPA_DUQUE_DA_RIBEIRA3.jpg

"O Duque da Ribeira", filme de animação realizado por alunos do 3.º ano da Escola Básica do Cerco, foi duplamente premiado no 13.º Festival Internacional de Animação Estudantil do Brasil - Anim!Arte 2017, conquistando o 1.º lugar nas categorias de "Melhor Filme" e de "Melhor Filme - Europa".

Realizado no ano letivo de 2013/14, no âmbito do programa Porto de Crianças que foi promovido pelo Município, "O Duque da Ribeira" tinha já vencido a competição Prémio Jovem Cineasta Português, no Festival Internacional de Cinema de Animação - CINANIMA 2014.

Ao longo do ano, e orientados pelos técnicos do Centro Lúdico da Imagem Animada/ANILUPA - valência da Associação de Ludotecas do Porto - os alunos fizeram um trabalho de pesquisa e de recriação da história de vida do Duque da Ribeira, personagem que contribuiu para o enriquecimento do património imaterial e histórico da cidade do Porto. 

"O Duque da Ribeira" integra um vasto espólio de filmes de cinema de animação realizados por alunos do 1.º ciclo das escolas públicas da cidade, no âmbito do programa educativo municipal Porto de Crianças, e junta-se à lista de prémios já obtidos em festivais da especialidade, nacionais e internacionais.

Duque da Ribeira era a alcunha de Deocleciano Monteiro (24.03.1902/09.11.1996), um barqueiro que se tornou herói e figura carismática da cidade, notabilizando-se por ter salvado numerosas pessoas do afogamento nas águas do rio Douro. Colecionou também um livro com autógrafos de muitas personalidades nacionais e estrangeiras, pelo que era frequente vê-lo, munido do seu livro, dirigir-se em passo acelerado para o edifício da Câmara Municipal sempre que havia receção a visitantes ilustres.