Sociedade

Nova temporada no Palácio do Bolhão

  • Notícia

    Notícia

palacio_Bolhao_renovado.jpg

DR

O Palácio do Bolhão começa 2017 com muitas novidades: os espetáculos A Fada Oriana e Os Lusíadas, um workshop de marionetas com Tommy Luther, um laboratório de criação com António Júlio,  e ainda uma oficina de teatro dos 10 aos 14 anos, "Cria o Teu Super-herói!"
A Fada Oriana, texto emblemático da literatura infanto-juvenil portuguesa, sobe a palco em fevereiro. A história de Sophia de Mello Breyner é encenada por Joana Providência, num espetáculo com uma forte componente visual, que articula o trabalho predominantemente físico dos intérpretes com um conjunto de recursos teatrais diversificados e que incluem a manipulação de marionetas, vídeo e trabalho com sombras. Direcionado para toda a família, terá também sessões para escolas.
Ainda em fevereiro, o Palácio do Bolhão recebe um dos mestres da criação de marionetas atual, Tommy Luther, que ministrará um intensivo workshop de três dias e proporcionará aos participantes a possibilidade de explorar o trabalho de marionetas do ponto de vista do ator.

Camões e a sua epopeia sobem a palco em março. Os Lusíadas, espetáculo encenado por Beatriz Frutuoso e Mafalda Correia, vão colocar a mente do autor em foco no processo de escrita de uma epopeia sobre o nosso país. Camões estará em palco personificado com as suas personagens, que falam com ele, lhe contam a sua história e lhe lembram o que viveram. A peça, com sessões para escolas e público geral, parte da premissa de que este não é um português como outro qualquer, mas sim aquele que foi capaz de colocar o que vivenciou numa obra-prima.   
Abril será um mês dedicado aos mais jovens com a reedição do Laboratório de Criação com António Júlio e a estreante oficina de teatro "Cria o teu Super-herói!". Centrado no trabalho do intérprete este laboratório é direcionado para estudantes e profissionais das áreas de teatro e dança, e explora a metodologia do ator e encenador. A oficina dará aos seus participantes, jovens entre os 10 e 14 anos, a possibilidade de criar a sua máscara de Super-herói e experimentá-la.
Continuamente, o palácio promove a Visita Romântica ao Palácio do Bolhão. O passeio guiado, disponível em português, francês e, brevemente, em inglês, trata-se de uma visita dramatizada em que um guia/ator, encarnando o espírito da cidade, fará reviver o Porto do Romantismo.
+ info Palácio do Bolhão