Sociedade

Rui Moreira na Monocle

  • Notícia

    Notícia

A Qualidade de Vida foi o tema da conferência internacional da Monocle, que pela primeira vez decorreu em Portugal. Rui Moreira e Catarina Portas foram os portugueses convidados a integrar o importante painel de 20 oradores que durante dois dias debateram o tema. O Porto este assim em destaque nesta importante conferência organizada pela revista britânica vendida em mais de 80 países.

O presidente da Câmara do Porto explicou na conferencia, que teve lugar num hotel de Lisboa, o que está em curso na cidade e voltou a dizer que é preciso acautelar o excesso de turistas em algumas zonas da cidade, lembrando o que aconteceu noutras zonas de grandes cidades, como o Soho, em Nova Iorque, e outras.

"Temos que acautelar fenómenos como a gentrificação e não deixar que o turismo expulse os habitantes e descaracterize a nossa cidade", afirmou Rui Moreira, que nomeou o ambiente de cultura que a cidade vive neste momento como um factor de diferenciação e de qualidade de vida.

Questionado sobre o fenómeno do futebol e o seu interesse para a cidade, Rui Moreira disse que o FC Porto representa hoje uma parte importante da marca Porto e que o que tem feito desportivamente nos últimos anos tem representado mais para a marca Porto e para a promoção da cidade do que o próprio Vinho do Porto.

Têm sido frequentes as aproximações da publicação ao Porto. Assim, em outubro do ano passado, a publicação traçou o perfil de Rui Moreira, para além de uma entrevista com o presidente da autarquia portuense.


Já a edição de Dezembro-Janeiro da revista incluiu um suplemento de 36 páginas dedicado a Portugal, com especial destaque para algumas zonas da Invicta, como o mercado do Bolhão.