Cultura

Música, dança e artesanato de distintas comunidades fazem no domingo a Festa da Multiculturalidade

  • Notícia

    Notícia

#mno_rec_estudantes_UP_20.jpg

Miguel Nogueira

Música, dança, artesanato e vivências distintas cruzam-se no domingo, 24 de setembro, no centro do Porto. Ao longo da tarde, "O Meu País no Teu - Festa da Interculturalidade" é a proposta aberta à população para o encontro, em modo celebração, com várias comunidades culturais a residirem na cidade e no país.

O evento, promovido pelo Espaço T - Associação para Apoio à Integração Social e Comunitária em parceria com várias instituições e com o apoio municipal, promete tornar a Praça Gomes Teixeira (a "Praça dos Leões"), das 14,30 às 18,30 horas, no palco da interculturalidade, com programa de animação e bancas para dar a conhecer associações e culturas.

A festa resulta do projeto  "O Meu País no Teu", com o qual o Espaço T "tem procurado divulgar uma programação disseminadora de arte contemporânea intercultural, apresentando trabalhos de artistas, grupos ou coletividades das mais diversas  origens e backgrounds culturais, possibilitando ainda a participação e o envolvimento do público em workshops".

Com o evento, a associação deseja "contribuir para um estreitamento das relações entre as diferentes comunidades residentes em Portugal, promovendo o interculturalismo e a partilha de culturas, ideias e saberes".

Neste contexto, serão apresentadas danças africanas e latino-americanas, cantos de vários países e etnias, musica tradicional portuguesa e de outros continentes. Ou seja, um melting-pot que traduz diversidade e uma convivência tão fácil quanto enriquecedora, como se deseja.