Sociedade

Moreira saúda decisão da ANA para Lisboa mas também quer o mesmo para o Porto

  • Notícia

    Notícia

RMaeroporto.jpg

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, escreveu ontem à administração da ANA - Aeroportos de Portugal, dando conta da sua posição relativamente ao acordo que aquela empresa privada estabeleceu com a Câmara de Lisboa, que permitirá o pagamento das taxas de aeroporto destinadas a cidadãos estrangeiros.


Depois da posição do autarca portuense, os seus homólogos de Faro, Maia, Vila do Conde e Braga tomaram também posições semelhantes. Hoje, durante uma visita a um bairro camarário, no arranque de uma importante obra, Rui Moreira prestou aos jornalistas algumas declarações sobre a matéria, reafirmando o teor da carta enviada à ANA e lembrando que ainda no fim de semana passado tinha escrito sobre o assunto numa sua crónica no Correio da Manhã, intitulada "Carapuças". LEIA AQUI.






Segundo notícias ontem e hoje publicadas, a autarquia de Lisboa e a ANA, estabeleceram um acordo, segundo o qual será a empresa a assumir a taxa, calculada em cerca de quatro milhões de euros até ao final do ano. Essa verba será aplicada em reabilitação urbana, na baixa lisboeta, através de um fundo especialmente criado para valorizar o destino turístico.


Na carta ontem enviada à administração da empresa privatizada, Rui Moreira "aplaude" o acordo, justificando que, como sempre tem afirmado, "a relação entre o aeroporto e a Cidade constitui vantagens recíprocas, cada vez mais evidentes", explicando: "Assim, o reforço da competitividade da Cidade reforça a competitividade do aeroporto e, da mesma maneira, o reforço da competitividade do aeroporto reforça a competitividade da Cidade.".


Contudo, o presidente da Câmara do Porto afirma que "não é habitual assistirmos, de uma forma tão clara, ao reconhecimento mútuo dessa relação de vantagem".


Tendo em conta esse reconhecimento, Rui Moreira vem solicitar à administração da ANA uma reunião para "discutir e depois concretizar uma solução de cooperação entre a ANA - Aeroportos de Portugal e o Município do Porto equivalente  àquela que ora acabou de ser anunciada relativamente ao Município de Lisboa".