Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Meia Maratona do Porto promete juntar no domingo mais de 13 mil atletas
14-09-2017

Vários nomes mundiais e da elite nacional da modalidade participam no domingo na 11.ª edição da Meia Maratona do Porto. A prova começa às 10 horas e faz-se bem junto ao rio, contando-se com a participação de mais de 13 mil atletas, de diferentes idades, profissionais e amadores.


A corrida tem início na Avenida de Paiva Couceiro (por baixo da Ponte do Freixo) e encerra junto ao Jardim do Cálem (Fluvial), onde se completam 21 quilómetros. Entre um ponto e outro, atravessa a ponte, com parte do percurso a cumprir-se em Gaia.


Devido à sua realização, torna-se necessário efetuar alguns condicionamentos de trânsito (apresentados também em anexo).


Referência no panorama desportivo nacional e internacional, a prova conta com a participação de atletas dos cinco continentes, oriundos de 41 países, num total de 961 estrangeiros. O queniano Emmanuel Mutai, o quarto homem mais rápido do mundo na modalidade, é uma das presenças mais notáveis. Matkew Kisorio, também do Quénia, e o marroquino Aziz Lababi são outros cabeças-de-cartaz.


Já a elite nacional está representada, no setor masculino, por nomes como Rui Pedro Silva e Pedro Ribeiro (Sporting), Daniel Pinheiro e Vítor Oliveira (Mala AC) e Manuel Mendes (Vitória SC), que conquistou a medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos. Do lado feminino, o destaque vai para a presença das sportinguistas Catarina Ribeiro e da regressada Sara Moreira. Salomé Rocha, Vera Nunes (Benfica) e Doroteia Peixoto (Amigos da Montanha) são outras atletas a ter em conta na discussão pelos lugares cimeiros.  


Mas serão 13 mil, o que significa que nem todos vão correr para defender recordes, tempos e medalhas. Para muitos, mais do que a competição vale o prazer da corrida, mais ainda num cenário fabuloso. Juntam-se assim várias gerações, entre jovens (a partir dos 18 anos) e veteranos: a atleta mais experiente do pelotão chama-se Engrácia Ferreira e tem 65 anos; Pacheco Lopes, de 80 anos, será o mais velho à partida.


Aos 21,0975 km da Meia Maratona soma-se uma segunda prova, a Mini Maratona, de 6 km, destinada a todas as classes etárias e sem fins competitivos. Ambas têm início às 10 horas. 




Pela primeira vez, a prova pode ser acompanhada em tempo real via Internet, através do serviço de Live Tracking. Basta aceder ao site oficial da Meia Maratona.


Resta informar que é possível fazer inscrições de última hora na corrida, tanto no prova principal como na Mini Maratona. Os interessados podem inscrever-se na Alfândega do Porto, a 15 e 16 de setembro, entre as 10 e as 19 horas.