Sociedade

Marcha das Galdérias contra o assédio e violência percorre a Baixa nesta noite

  • Notícia

    Notícia

#JQ_5AGOSTO_SAFE_IN_PORTO_07.jpg

A 'SlutWalk - Marcha das Galdérias' sai às ruas da Baixa, na noite deste sábado, para uma manifestação contra "o assédio, violência sexual e culpabilização das vítimas pelos crimes que sofrem".

"Estamos numa sociedade que, em vez de apontar o dedo ao agressor, tenta procurar na vítima uma culpa que ela não tem", explica Carolina Marcello, uma das organizadoras do evento, citada pela Lusa, sintetizando que a marcha é "contra esta cultura da culpabilização da vítima do assédio.

Com encontro marcado para Praça de Carlos Alberto às 22,30 horas, a 'Marcha das Galdérias' vai, pelo sétimo ano consecutivo, passar pelas zonas mais agitadas da noite do Porto.

"Saímos sempre à noite e saímos pela zona dos bares do Porto. Começamos na Praça de Carlos Alberto, passamos pelos Leões, Rua das Galerias, zona de Ceuta, ou seja, pelos sítios onde está a diversão noturna, porque também nos próprios espaços de diversão existe o assédio", frisa Carolina Marcello.

Além disso - refere - a marcha pretende "reclamar o direito à cidade, a sair à noite e andar na rua, sem que isso implique ser assediada", bem como consciencializar as pessoas para o facto de o assédio não ser "uma coisa normal ou banal".

Quanto ao número de pessoas que se vão juntar à 'Marcha das Galdérias', Carolina Marcello afirma ser ainda "incerto", pois "há muitas pessoas que se identificam com a causa, mas nem todas gostam de sair à rua e dar a cara".

A organizadora admite ainda que, apesar "da violência sexual ser mais dirigida às mulheres", também há homens a participar, salientando que se trata de "uma questão transversal à sociedade" e que "todas as pessoas podem ser assediadas e todas podem ser assediadoras".

"Ninguém tem de nos ditar como devemos ser para sermos pessoas decentes. Temos a liberdade de sermos da maneira que nos sentirmos mais confortáveis", defende Carolina Marcello.

A 'SlutWalk - Marcha das Galdérias' surgiu em 2011 em Toronto, Canadá, depois de um agente da polícia ter afirmado que as mulheres deviam evitar vestir-se como "galdérias" para não serem vítimas de assédio sexual.