Cultura

Mais de 4.000 vinhos de 400 produtores fazem a nova Essência do Vinho

  • Notícia

    Notícia

#mno_essencia_vinho_2017_03.jpg

Miguel Nogueira

Mais de 4.000 vinhos de 400 produtores portugueses fazem a 17.ª edição da Essência do Vinho, que decorre desde ontem e até ao próximo domingo no Palácio da Bolsa.

O programa inclui 50 atividades paralelas com provas temáticas, conversas sobre vinho, harmonizações enogastronómicas e jantares vínicos.

O evento continua a apostar na internacionalização e conta, por isso, com a participação de quase 60 especialistas e líderes de opinião convidados, oriundos de uma dezena de países.

A seleção do "TOP 10 Vinhos Portugueses" (prova-cega promovida pela "Revista de Vinhos" com cinco dezenas de grandes vinhos portugueses pré-selecionados pelos críticos da publicação), a prova "Vinhos australianos de castas portuguesas" (orientada pela jornalista e crítica britânica Sarah Ahmed, especialista em vinhos portugueses e australianos) e a prova "Grandes Vinhos do IWC" (International Wine Challenge), esta última a decorrer hoje e na qual "um dos fundadores do IWC, Charles Metcalfe, destacará rótulos medalhados naquela competição internacional", que costuma realizar-se num estádio de críquete de Londres.

A 17.ª edição do Essência do Vinho - Porto contempla ainda provas da Quinta da Boavista/Douro, eleita Produtor do Ano 2019 pela Revista de Vinhos, verticais de várias colheitas da Casa Ferreirinha Callabriga/Douro, Casa da Passarella/Dão, Covela/Vinhos Verdes, Herdade das Servas /Alentejo, Quinta do Monte Xisto (Douro) e Quinta Vale D. Maria/Douro.

A entrada geral diária, que inclui oferta de copo de provas, pode ser adquirida online (pelo valor de 20 euros) ou no local no decorrer do evento (25 euros).

O programa completo pode ser consultado no site da Essência do Vinho ou aqui.