Sociedade

Jeremy Irons e Pedro Abrunhosa dão voz a lendas do Porto em espetáculo audiovisual imersivo

  • Notícia

    Notícia

#DR_furnas_alfandega_01.jpg

O ator Jeremy Irons e o músico Pedro Abrunhosa dão voz ao espetáculo audiovisual "Porto Legends - The Underground Experience", que promete uma experiência imersiva a partir dos livros do historiador Joel Cleto sobre as "Lendas do Porto".

Com abertura marcada para as 10 horas desta quinta-feira, dia 26, o espetáculo "único a nível mundial" vai ser estrategicamente montado nas furnas (subterrâneos) da Alfândega, aprofundando assim o ambiente de mistério com que se quer rodear par dar a conhecer 10 lendas ligadas à História da cidade do Porto e da região.

"Porto Legends - The Underground Experience" foi criado pelo ateliê OCUBO, que há mais de 15 anos realiza projetos de vídeo mapping, e assenta numa dramaturgia que se desenvolve "no limiar da realidade e da magia, da história e da lenda". Com direção artística de Nuno Maya, o espetáculo é construído com a encenação de atores filmados, animações 3D e 2D, músicas e a narração de Pedro Abrunhosa (na versão portuguesa) e do galardoado

ator britânico Jeremy Irons (na versão inglesa).

Assim, são contadas de forma cativante lendas como a de Pedro Cem, o rico e ganancioso comerciante portuense que perdeu 100 navios numa tempestade e se tornou Pedro Sem; a de Zé do Telhado, o "Robin dos Bosques português" que conheceu Camilo Castelo Branco na Cadeia da Relação; das famosas "tripas à moda do Porto"; do mistério do Tesouro da Serra do Pilar; do violento Cerco do Porto; ou do fantasma da Estação de São Bento.

A concretização do projeto, que contou com cerca de 50 dias de instalação, teve a participação de 70 atores, 120 figurinos e 30 artistas de vídeo, tendo sido utilizados 50 projetores de vídeo de alta definição.

O local escolhido para a apresentação do espetáculo teve em conta as características únicas das Furnas da Alfândega, um local misterioso, cheio de colunas, arcos e túneis perfeitos para uma imersão total do espectador.

Numa instalação complexa a nível tecnológico, o "Porto Legends - The Underground Experience" recorre a projeção de vídeo mapping nas paredes, no chão e nos tetos do espaço, além de utilizar pela primeira vez em Portugal um conjunto de 20 telas holográficas em que o vídeo projetado ganha uma dimensão fantasmagórica. Trata-se, assim de "uma experiência de 360º, inédita a nível mundial, onde o público será convidado a circular livremente, sentindo-se totalmente envolvido na dramaturgia, rodeado por imagens e banda sonora".

Entretanto, o projeto "Porto Legends" associou-se a uma ação de cariz social através da Associação Joãozinho, pelo que parte da receita de bilheteira do espetáculo será destinada a apoiar a compra de equipamentos para a nova Ala Pediátrica do Hospital de São João.

"Porto Legends - The Underground Experience" poderá ser visitado de terça-feira a domingo, entre as 10 e as 19 horas, apresentando nove sessões diárias com a duração de 45 minutos, divididas em português e em inglês, de acordo com um calendário específico que vai estar disponível no site do espetáculo.

Os bilhetes têm o preço de 15 euros por pessoa e podem ser adquiridos na bilheteira na Alfândega do Porto ou online através do site oficial: www.portolegends.com. Haverá ainda bilhetes a preço reduzido (12 euros) para crianças dos 6 aos 11 anos, séniores com mais de 65 anos, estudantes e residentes na área metropolitana/distrito do Porto. O espetáculo é gratuito até os 5 anos de idade.