Cultura

Já só faltam três dias para o North Music Festival levar animação à zona ribeirinha

  • Notícia

    Notícia

#jq_CI_Festival_North_Festival_09.jpg

João Queirós

A cidade recebe na próxima sexta e sábado o segundo festival de música da temporada. Muita música que passa ao lado do conceito de mainstream faz a terceira edição do North Music Festival, em que até o futebol marca presença.

Bush, Franz Ferdinand, Bastille e Emir Kusturica & The No Smoking Orchestra são os cabeças-de-cartaz de um programa que abre a Alfândega do Porto pelas 18 horas de sexta-feira. O Palco Principal começa a aquecer às 20 horas com um concerto especial dos Expensive Soul, que estão a celebrar 20 de anos de carreira. Segue-se, às 22 horas, Emir Kusturica & The No Smoking Orchestra, que traz ao Porto a música das fanfarras dos Balcãs.

Para encerrar o Palco Principal neste primeiro dia, pelas 23,50 horas o público vai poder ver, ouvir e cantar com os britânicos Bush, que dão no North Music Festival o seu único concerto europeu em 2019.

No sábado, as portas da Alfândega abrem mais cedo, por volta das 17 horas, para os festivaleiros poderem assistir em direto à final da Taça de Portugal entre o FC Porto e Sporting.
O clássico será transmitido no Palco Indoor, permitindo ainda o fácil acesso a um dos food courts, ao wine garden com provas de vinho da região e aos vários espaços com atividades pensadas para quem se encontra no festival, como o make-up corner, barbearia e tattoo studio

Após o jogo, o Palco Principal abre às 19,30 horas com os Glockenwise, seguindo-se Capitão Fausto com um concerto às 20,45 horas. Às 22,20 horas é a vez dos britânicos Bastille se apresentarem ao público, sendo da responsabilidade de Franz Ferdinand o encerramento do Palco Principal desta edição, num concerto com início marcado para as 00,10 horas.

Já no Palco Indoor, dedicado às sonoridades portuguesas, vão passar no primeiro dia bandas como os MurMur, Skills And The Bunny Crew, os DJs Rich & Mendes e set de DJ Kitten. No segundo e último dia do North Music Festival, Stone Dead, Cave Story e Moullinex completam o programa, que se estende até à madrugada de domingo.

Como forma de homenagear The Prodigy, banda que passou pelo Palco Principal em 2018 e que perdeu o seu vocalista - Keith Flint - no passado mês de março, os artistas desta edição serão ainda convidados a interpretar uma versão sua de um tema dos The Prodigy.

Os bilhetes para o North Music Festival estão disponíveis nos locais habituais, sendo possível adquirir bilhetes diários (35€) ou passes para os dois dias (59€). Além dos concertos do Palco Principal e do Palco Indoor, haverá Jam Sessions, um Palco Sunset com música a aquecer o ambiente desde a abertura de portas e passeios de barco pelo Douro com vista privilegiada para o Palco Principal.

+Info: North Music Festival