Proteção Civil

IPMA lança aviso laranja para a agitação marítima

  • Notícia

    Notícia

#mno_ondas_foz.jpg

A Proteção Civil Municipal avisa para a previsão de um aumento significativo da agitação marítima a partir desta tarde e que se prolongará durante o dia de amanhã. 

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um aviso laranja para a agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste de cinco a seis metros, podendo atingir os nove a 10 metros de altura máxima.

Estão também previstos períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, e condições favoráveis à ocorrência de trovoada. O vento soprará moderado a forte, podendo atingir rajadas até 80 km/h.

A Proteção Civil Municipal Informa ainda que, por precaução, se torna necessário interromper a circulação automóvel na Avenida de Dom Carlos I, na zona da barra do Douro, a partir das 18 horas de hoje. O trânsito será restabelecido logo que as condições do mar o permitam.

Recomenda, assim, à população que tome as devidas precauções, apelando ao respeito pelos perímetros de segurança que serão estabelecidos para peões junto da orla costeira e acessos aos molhes, mas também aos cortes de trânsito que sejam necessários implementar nestas zonas.

A Câmara do Porto, através do Departamento Municipal de Proteção Civil, acompanha a atualização das previsões, implementando, como é habitual, as medidas preventivas e de segurança adequadas.