Sociedade

Investigadora do Porto é eleita a patologista mais influente do mundo

  • Notícia

    Notícia

#DR_Fatima_Carneiro.jpg

A investigadora Fátima Carneiro foi eleita a patologista mais influente do mundo pela revista científica "The Pathologist". Fátima Carneiro é professora catedrática da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), diretora do serviço de Anatomia Patologia do Centro Hospitalar São João (CHSJ) e investigadora no Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da U.Porto (Ipatimup), atualmente integrado no i3S.

Ao longo de dois meses, a publicação britânica inquiriu patologistas de todo o mundo sobre quem consideravam merecedor do título, tendo a médica portuguesa sido reconhecida pelos pares, figurando em primeiro lugar numa lista com 100 posições.

Segundo a Lusa, os colegas de profissão destacam as capacidades de Fátima Carneiro não só na sua área de especialidade, mas também enquanto professora universitária e ao nível da liderança.

A docente da FMUP é autora de mais de 250 artigos científicos, contribuiu para o desenvolvimento de vários capítulos de livros de especialidade e tem versado grande parte da sua investigação sobre o cancro gástrico.

Ao longo da sua carreira foi presidente da Sociedade Europeia de Patologia (2011-2013) e, em Portugal, coordenou a Rede Nacional de Bancos de Tumores (2008). Atualmente Fátima Carneiro preside a Academia Nacional de Medicina Portuguesa.

Recorde-se que em 2015, o título de patologista mais influente do mundo foi atribuído ao médico português Manuel Sobrinho Simões - também ele docente da FMUP, fundador do Ipatimup, e patologista no CHSJ. Manuel Sobrinho Simões integra também a Top 100 desta edição da revista científica "The Pathologist".