Sociedade

Inovação na água concentra na Alfândega comunidade científica e empresarial

  • Notícia

    Notícia

#mno_aguas_01.jpg

Um dos maiores eventos internacionais sobre água realizados em Portugal, a Porto Water Innovation Week está já a decorrer . O arranque foi dado no domingo com a receção aos participantes no "Water Innovation Lab Europe", mas os momentos maiores estão para acontecer. A partir desta quarta-feira, duas conferências a realizar no Centro de Congressos da Alfândega inscrevem o nome do Porto na agenda global para o setor. Na sexta e no sábado, há o Aquaporto 2017.

Cerca de 1200 participantes de 60 países e 80 oradores participam nesta semana internacional, que amanhã e na quinta-feira (27-28 de setembro) apresenta a EIP Water Conference. "A inovação no setor da água: colmatar as lacunas, criar oportunidades" é o tema deste encontro promovido pela Parceria Europeia de Inovação para a Água (EIPWater).

Em debate vão estar as principais questões suscitadas pela revolução em curso no setor. Com grande enfoque nas áreas científicas e empresariais, esta quarta edição da conferência tem como objetivos orientadores derrubar as barreiras à inovação e criar oportunidades de negócio.

Nestes termos, dois eventos acompanham a conferência. Nas alas nascente e poente da Alfândega do Porto, 118 empresas dão corpo a uma exposição que contempla todos os segmentos de atividade da fileira da água. Esta exposição é de acesso livre, representando para todas as pessoas uma oportunidade de conhecer o que o mundo empresarial desenvolve no âmbito de um setor absolutamente essencial.

Splash Innovation Stage é a competição internacional que reúne 16 startups. Escolhidas no âmbito de um processo que resultou em 28 candidaturas pré-selecionadas, cada finalista apresentará o seu projeto num pitch de três minutos. As três melhores, que receberão prémios num total de 22 mil euros, serão selecionadas quer pelo júri do concurso quer pelo público presente (75% e 25% de decisão, respetivamente).

Declaração do Porto da Agenda Urbana para a Água 2030

Na sexta-feira, 29 de setembro, a Mayors & Water Conference 2017 vai focar-se na Agenda Urbana para a Água 2030 (AUA2030) e na demonstração de casos de estudo sobre soluções sustentáveis e inovadoras para a gestão da água nas cidades.

O evento reúne autarcas e demais representantes da administração local, gestores de planeamento urbano, arquitetos, centros de investigação e desenvolvimento e parceiros de financiamento.

É também a oportunidade para os responsáveis políticos assinarem a Declaração do Porto para a AUA2030, em que se comprometem a apoiar o processo de cooperação entre as cidades e a Comissão Europeia no desenvolvimento da referida agenda. Este documento constitui, naturalmente, um ponto alto da conferência.

 

A encerrar a conferência, decorre na sexta e no sábado (29-30 de setembro) o Water & People, programa que estende a Water Innovation Week a toda a população e à cidade. Nesta edição , a proposta passa pelo Aquaporto 2017. De volta ao Parque da Cidade, este festival da água une ciência e animação.

 

Esta semana temática, a que se associa a Comissão Europeia, é coorganizada pela Câmara do Porto, através da empresa Águas do Porto, Águas de Portugal, Laboratório Nacional de Engenharia Civil e Parceria Portuguesa para a Água.