Sociedade

Inaugurações de Bombarda já com datas para 2017

  • Notícia

    Notícia

#pf_inauguraçõesbombarda_0133.jpg
Mais um ano, mais uma temporada dedicada à arte contemporânea em Miguel Bombarda. Ao longo de 2017, as galerias do chamado "Quarteirão das Artes" voltarão a abrir as suas portas em simultâneo e apresentar novas exposições seis vezes ao ano. E já há datas.

Os ciclos de inaugurações voltam a acontecer aos sábados e estão marcados, respetivamente, para 14 de janeiro, 11 de março, 29 de abril, 17 de junho, 23 de setembro e 11 de Novembro, sempre a partir das 16 horas e com acesso livre.

O evento, já com longa tradição na oferta cultural da cidade, é dinamizado pela Câmara do Porto, em conjunto com a associação Bombarda Art District.

Tal como tem acontecido nos últimos anos, a empresa municipal PortoLazer vai preparar animação paralela para acompanhar todas as edições, nomeadamente a iniciativa Bombarda Stop & Go, um conjunto de visitas guiadas por algumas das galerias do Quarteirão, e ainda performances e workshops de rua.

Com participação gratuita e duração aproximada de uma hora, as visitas guiadas são, como habitualmente, conduzidas por alunos do curso de Artes Visuais e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação do Porto. Os interessados podem inscrever-se até às 13 horas do dia 13 de janeiro através do email stopandgo@portolazer.pt, escolhendo um dos dois horários: 16 horas ou 17,30 horas (para o segundo horário,será possível também inscrever-se no próprio dia das inaugurações, a partir das 16 horas, na zona pedonal da Rua de Miguel Bombarda, do lado da Rua da Boa Nova.


Além das visitas guiadas, a animação inclui ainda um workshop de técnicas de impressão concebido pela Chapa Azul e a Cooperativa Árvore, entre as 16 e as 19 horas, e a performance "Time Freeze Lines". Com direção artísticas de Paulina Almeida, este será o primeiro de seis números que combinam dança minimal, performance e teatro físico que integram "The Fractal Body", projeto artístico que será apresentado ao longo do ano, em todos os ciclos das Inaugurações de Bombarda. "Time Freeze Lines" poderá ser visto na Rua de Miguel Bombarda entre as 16 e as 17 horas, e depois entre as 17,30 e as 18,30 horas.

Embora com epicentro na Rua de Miguel Bombarda, o Quarteirão inclui galerias que se encontram localizadas nas Rua do Rosário e na Rua de Dom Manuel II. O primeiro ciclo de 2017 irá envolver 17 galerias de arte, que irão abrir as suas portas às 16 horas deste sábado para apresentar as suas novas exposições.