Sociedade

Galeria Municipal leva sessão de cinema ao Passos

  • Notícia

    Notícia

A_Casa_dos_Caes.jpg

A Galeria Municipal do Porto promove hoje uma sessão de cinema no "Passos Manuel", no âmbito do programa público da exposição "Depois do Estouro".

A sessão, de entrada livre, tem início às 22 horas e inclui a exibição dos filmes "A Casa e os Cães", de Madalena Fragoso e Margarida Meneses, e "Tu. Tu. Tu.", de Marcelo Tavares.

"A Casa e os Cães" acompanha a vivência de sete amigos ao longo de cinco anos, desde a altura em que dividiam a mesma casa até uma fase posterior, em que seguiram caminhos diferentes. Um filme "feito a várias mãos" que, segundo a sinopse oficial, é também "uma reflexão acerca do modo como lidamos com a produção de imagens hoje em dia".

Em "Tu. Tu. Tu.", Marcelo Tavares partiu da experiência de deixar a família e o ambiente que sempre conheceu para viver e estudar numa nova cidade, para criar um filme onde o som tem protagonismo e conduz a narrativa.

Esta sessão dupla integra o programa público de "Depois do Estouro", exposição patente na Galeria Municipal do Porto com curadoria da Tomás Abreu, que resultou da primeira fase de candidaturas do programa de apoio à curadoria "Expo'98 no Porto".

O programa público da exposição inclui também uma visita guiada no dia 1 de fevereiro, com Pedro Dourado, e uma nova sessão de cinema no dia 6 de fevereiro, em que serão exibidos os filmes "Miragem Meus Putos", de Diogo Baldaia; "Balada de um Batráquio", de Leonor Teles; "Will Free", de José Rito; e "Vando Vulgo Vedita", de Andréia Pires e Leonardo Mouramateus.

Em simultâneo com "Depois do Estouro", a Galeria Municipal do Porto acolhe também, no Piso 0, a exposição "9Kg de Oxigénio", projeto do coletivo Uma Certa Falta de Coerência. As duas exposições são de entrada livre e podem ser visitadas até 16 de fevereiro, de terça-feira a sábado, entre as 10 e as 18 horas, e ao domingo, entre as 14 e as 16 horas.