Sociedade

Fotógrafo cria campanha para lançar livro sobre janelas das cidades

  • Notícia

    Notícia

André Vicente Gonçalves tem passado os últimos anos a visitar cidades para fotografar janelas que reflitam a identidade local. "Windows of the World" é o projeto editorial que está a desenvolver ao longo de uma série de álbuns. Para
o lançamento do primeiro livro, dedicado a Portugal, está em curso uma campanha de crowdfunding.


 


Como afirma o jovem fotógrafo no vídeo de apresentação do projeto, "cada
cidade tem uma identidade única", sendo que a partir de um detalhe num edifício "as diferenças locais na arquitetura e na estética tornam-se
evidentes". É esta diversidade, feita de singularidades, que pretende
manifestar no primeiro livro da série "Windows of the World" (Janelas do Mundo),
onde compila 100 coleções (composições de várias fotografias) de cidades
portuguesas, incluindo o Porto. No total, a obra apresenta 1200 janelas.


 


Fazer um livro "como uma peça de design" é o intuito de André Vicente Gonçalves,
que assume na apresentação da campanha de angariação de verbas a vontade de "ter
controlo sobre o processo" de colocação da obra no mercado. "Estou a usar o
crowdfunding para angariar financiamento independente, de forma a autopublicar
o livro" e, a partir daqui, poder continuar a entregar-se ao projeto a tempo
inteiro.


 


A campanha é internacional, com comunicação em inglês e uma sugestão
deixada aos potenciais apoiantes estrangeiros: "Se estiver a planear
uma viagem a Portugal, [com esta publicação] pode ver quais as cidades mais
bonitas, ou o tipo de arquitetura que mais lhe agrada".