Cultura

Fórum do Futuro debate hoje o ideal atlético e as suas implicações

  • Notícia

    Notícia


O debate com Hans Ulrich Gumbrecht, Jörg Scheller e Martha Kirszenbaum em torno do ideal atlético e das suas implicações na sociedade constitui o ponto alto do programa de hoje do Fórum do Futuro. Há ainda uma nova Artist Talk, uma performance e outra conversa, tendo como denominador quase comum também a estética.

O Fórum do Futuro, que está a decorrer no Porto até ao próximo sábado, propõe para esta tarde uma Artist Talk com o coletivo britânico Art & Language, que explorará o "giro linguístico" na arte contemporânea, sob moderação de Carlos Guerra, às 17 horas na Caixa de Palco do Grande Auditório do Rivoli.

Mais tarde, Trajal Harrell apresentará a sua segunda performance, Antigone Jr. ++, onde propõe uma nova posição crítica face à estética da Judson Church, que será seguida de uma conversa entre o coreógrafo e Cristina Grande. O espetáculo começa às 19 horas, na Sala de Ensaios do Rivoli.

A sessão agendada para o Palácio do Bolhão, também às 19 horas, foi cancelada devido a problemas de saúde de Hans-Thies Lehmann, que se encontra impedido de viajar.

Às 21,30 horas, no Grande Auditório do Teatro Rivoli, Hans Ulrich Gumbrecht, académico e autor da obra seminal "In praise of athletic beauty", e Jörg Scheller, historiador de arte, curador e autor de uma tese de doutoramento sobre Schwarzenegger, juntar-se-ão à curadora de arte contemporânea Martha Kirszenbaum, recentemente nomeada curadora do Pavilhão de França para a próxima Bienal de Veneza, para discutirem de que forma é que as representações clássicas do corpo atlético têm influenciado ideais e ideologias estéticas, sexuais e comportamentais contemporâneas.

Dos culturistas aos futebolistas, os atletas trabalham os seus corpos como escultores, definindo os limites do desempenho humano, e são hoje figuras essenciais na construção das identidades nacionais. Quais as implicações estéticas, políticas e sociais do ideal atlético? Como contribui para definir a nossa visão sobre o humano?

Programa de amanhã

O programa de amanhã, quarta-feira, dá início a três dias consecutivos (7, 8 e 9) da ação performativa contínua de Alexandra Pirici, Parthenon Marbles, no Pátio das Nações do Palácio da Bolsa.

Paralelamente, às 17 horas, no Grande Auditório do Rivoli, Toyo Ito apresentará Nova Arena Pública / Novo Espaço Público, com moderação de Marta Pedro. O arquiteto, vencedor do Prémio Pritzker em 2013, analisará a importância dos projetos de reconstrução no Japão, nos últimos anos, devido a inúmeros desastres naturais, e o que simbolizarão no futuro as ruínas contemporâneas. A sessão será realizada em japonês e terá tradução simultânea, pelo que é aconselhável chegar mais cedo para conseguir fazer o levantamento do equipamento de tradução.

A Artist Talk do dia decorrerá às 19 horas, no Grande Auditório do Rivoli, com Walid Raad. Na sessão, sob o título "The Loudest Muttering Is Over": Em Direção A Uma História da Arte no Mundo Árabe e com moderação de Delfim Sardo, o artista irá apresentar os seus projetos artísticos contínuos, The Atlas Group e Scratching on things I could disavow.

Também às 19 horas, o dramaturgo Martin Crimp explicará, no Teatro Carlos Alberto, a relevância e atualidade de um conjunto de obras na História da Antiguidade Clássica que ainda hoje são levadas à cena, numa sessão moderada por Maria Sequeira Mendes.

A encerrar o dia, Beatriz Colomina, historiadora e teórica de arquitetura, e Marina Warner, escritora e mitógrafa, debaterão, com base na obra O Banquete, de Platão, como as alegorias modernas, práticas quotidianas e artísticas são influenciadas por diferentes perspetivas sobre o amor, a sexualidade, a beleza ou o género.

Todas as sessões do Fórum do Futuro são de entrada gratuita mediante levantamento de bilhete, no dia e local de cada evento, até ao limite de dois por pessoa. O Rivoli tem a bilheteira em funcionamento todos os dias, entre as 13 e as 22 horas, e a bilheteira do TeCA estará aberta das 14 horas às 19 horas.

O programa completo pode ser consultado em www.forumofthefuture.com.