Cultura

Harmos Festival oferece música ao vivo no átrio da Câmara à hora do almoço

  • Notícia

    Notícia

O Harmos Festival está a oferecer concertos de música de câmara no átrio dos Paços do Concelho, diariamente à hora do almoço, até sexta-feira.

O Marc Aurel Quartett, da Universidade de Música e Artes Performativas de Viena de Áustria, fez-se ouvir hoje pelo edifício da Câmara do Porto, em mais um dos concertos gratuitos à hora do almoço que ali estão a decorrer até sexta-feira, no âmbito do festival que reúne os melhores alunos das mais conceituadas escolas superiores de música de todo o mundo. 

Depois do Accendo Quartet, da londrina Guildhall School of Music & Drama, que abriu ontem a programação, hoje foi a vez do quarteto austríaco mostrar os que os seus jovens membros fazem com dois violinos, uma viola, um violoncelo e composições de Mozart, Shostakovich e Ravel.

O Harmos, promovido pela ESMAE com o apoio da Câmara do Porto, regressa aos Paços do Concelho pelas 13 horas desta quinta-feira com o Duo IKT., do Conservatório de Amesterdão, enquanto na sexta-feira é a vez do Trio Sol, da Academia de Música da Noruega.

Entretanto, vários outros concertos (alguns de acesso livre e outros não) estão a decorrer em vários espaços da cidade, estendendo-se ainda a Barcelos, Braga e Santa Maria da Feira. No caso do Porto, a Casa da Música, a Casa do Infante, o Palacete dos Viscondes de Balsemão, a ESMAE e a Reitoria da Universidade do Porto são os restantes locais selecionados para chegar junto do público e mostrar que a música de câmara é "um género musical excitante" e que acontece muito próximo da audiência. Ou, como diz o diretor do Harmos e professor na ESMAE, Bruno Pereira, "a um palmo da cara".

Por outro lado, o festival está a celebrar o seu 12.º aniversário e integra a Conferência Internacional de Música de Câmara ICMuC que está a decorrer na Casa da Música, onde, no próximo sábado, as diversas formações dão concertos às 12h00, 17h00, 19h00 e 21 horas.

+Info Harmos Festival